Na publicação de
novembro de 2017 intitulada “Inclusão” relato sobre as dificuldades encontradas
pelos profissionais da educação quando se deparam com crianças especiais em
sala de aula, na época eu não possuía nenhuma criança em minha sala e nem mesmo
na minha escola, hoje possuo quatro criança com diagnóstico de autismo e uma com síndrome de dawn, um desafio sentido na
pele.
A inclusão vem fazendo a educação fluir
novamente espalhando um novo olhar e uma nova formação para todos que dela
participam implicando em mudanças e por uma nova interpretação. As diferenças
culturais, raciais , religiosas, enfim toda a diversidade humana tem sido
tratada de maneira mais natural e isso faz com que aprendamos mais do mundo
e de nós mesmos.
Essas mudanças são um desafio, é um tempo de
adaptação para as crianças e para nós professores, pois a cobrança por fazer da
melhor maneira é algo que move o corpo docente e interfere diretamente na vida
das crianças. Nestes casos o apoio da família e da escola é de suma importância
para o professor, pois desta maneira é possível um trabalho pedagógico de valia
para todas as crianças indiferentes da situação e das dificuldades de
aprendizado.
Ser desafiado a mudanças nos traz
aprendizados únicos, pois crianças são únicas e a elas meu respeito e gratidão
por me ensinarem sobre o mundo e sobre a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário