sábado, 29 de junho de 2019

Conhecendo minha turma


Image result for imagens da literatura na educação infantil
Na postagem “Mapeando minha turma” de novembro de 20017 relato sobre a composição da minha turma na época, hoje refletindo sobre a escrita do meu TCC e das reflexões do meu estágio percebo uma grande diferença na turma de2017 e na atual, principalmente a dificuldade encontrada pela escola em relação a turma devido o comportamento agressivo de algumas crianças.
Esse foi um dos motivos que me levou ao estudo de caso desenvolvido no trabalho de conclusão de curso, onde precisei conhecer mais profundamente o histórico das crianças escolhidas por fazerem parte da turma do maternal II e por suas histórias representarem a de muitas crianças dentro da escola bem como por carregarem em suas vidas marcas da comunidade onde vivem, crianças em situação vulnerável sofrendo com o descaso das famílias, da sociedade e da própria escola.

O resultado me mostrou a necessidade e as vantagens que temos em conhecer nossas crianças, sua história e cultura para que possamos assim desenvolver um trabalho pedagógico conforme suas necessidades e seus conhecimentos. Durante meu estágio usei a contação de histórias para me aproximar das crianças e de suas histórias promovendo e despertando o aprendizado, Sendo assim, os momentos de contação de histórias, oportunizam as crianças um melhor desenvolvimento, como meio de socializar, auxiliando na inserção delas no mundo. É através de uma história que se pode viajar, descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Em sua fala, Abramovich,relata que quanto mais cedo à criança tiver convívio com a literatura, com as atividades de contação de histórias, mais cedo despertará não só o prazer pela leitura como também para adquirir uma postura crítico-reflexiva que reflete no seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social (ABRAMOVICH 2008, p.17). Através das histórias, a criança é capaz de estabelecer a sua identidade, compreender as relações familiares e sociais e assumir diferentes papéis, tornando-se assim os protagonistas de sua própria história

Nenhum comentário:

Postar um comentário