Na postagem “Mapeando minha turma”
de novembro de 20017 relato sobre a composição da minha turma na época, hoje
refletindo sobre a escrita do meu TCC e das reflexões do meu estágio percebo
uma grande diferença na turma de2017 e na atual, principalmente a dificuldade
encontrada pela escola em relação a turma devido o comportamento agressivo de
algumas crianças.
Esse foi um dos motivos que me
levou ao estudo de caso desenvolvido no trabalho de conclusão de curso, onde
precisei conhecer mais profundamente o histórico das crianças escolhidas por
fazerem parte da turma do maternal II e por suas histórias representarem a de
muitas crianças dentro da escola bem como por carregarem em suas vidas marcas
da comunidade onde vivem, crianças em situação vulnerável sofrendo com o
descaso das famílias, da sociedade e da própria escola.
O
resultado me mostrou a necessidade e as vantagens que temos em conhecer nossas
crianças, sua história e cultura para que possamos assim desenvolver um
trabalho pedagógico conforme suas necessidades e seus conhecimentos. Durante
meu estágio usei a contação de histórias para me aproximar das crianças e de
suas histórias promovendo e despertando o aprendizado, Sendo assim, os momentos
de contação de histórias, oportunizam as crianças um melhor desenvolvimento,
como meio de socializar, auxiliando na inserção delas no mundo. É através de
uma história que se pode viajar, descobrir outros lugares, outros tempos,
outros jeitos de agir e de ser. Em sua fala, Abramovich,relata que quanto mais
cedo à criança tiver convívio com a literatura, com as atividades de contação
de histórias, mais cedo despertará não só o prazer pela leitura como também para
adquirir uma postura crítico-reflexiva que reflete no seu desenvolvimento
físico, cognitivo, emocional e social (ABRAMOVICH 2008, p.17). Através das
histórias, a criança é capaz de estabelecer a sua identidade, compreender as
relações familiares e sociais e assumir diferentes papéis, tornando-se assim os
protagonistas de sua própria história
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