sábado, 29 de junho de 2019

Consciência fonológica através da contação de histórias

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Em junho de 2018 na postagem do meu blog intitulada “Consciência fonológica”, registrei  que a capacidade de refletir e compreender  a estrutura sonora das palavras é uma habilidade que se desenvolve gradualmente à medida que a criança adquire conhecimentos e constrói suas aprendizagens, e que existem muitas maneiras de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais satisfatório.
No desenvolver do meu estágio a contação de histórias foi o tema do projeto usado para o desenvolver das atividades, e foi desta maneira que as crianças foram estimuladas a despertar o interesse pela leitura e a consciência fonológica. Através da literatura, é possível promover o conhecimento da criança sobre si e sobre o seu mundo, despertando e incentivando a curiosidade, o encantamento, os questionamentos, as dúvidas, os questionamentos sobre a relação que os mesmos fazem sobre o mundo que os rodeia. Sobre essa afirmação Celso Sisto contribui com a afirmação:
Contar histórias é extremamente importante e benéfico para as criança, desde a mais tenra idade. Há quem afirme a eficácia de embalar os bebês, ainda no ventre, com a melodia da voz da mãe, contando histórias, para familiarizar a criança desde aí, com mecanismos narrativos, e com a proximidade e o afeto que o contar histórias envolve. (SISTO, 2005, p.144) 


A literatura é uma ferramenta que nos possibilita viver o novo, tanto no “mundo da fantasia” quanto no mundo real, pois ilustra acontecimentos que refletem em nossa vida e no dia a dia. Sempre que contamos histórias, as crianças interagem com as mesmas, demonstrando curiosidades em relação ao que pode acontecer, o que cada personagem vai fazer, e assim, eles vão se envolvendo, se entregando e participando daquele momento mágico. Essa questão nos faz refletir e levar em consideração, que é na infância, e através da literatura que se desperta o gosto pela leitura, onde gera-se o interesse pelas histórias possibilitando assim, auxiliar na transformação das crianças e no seu desenvolvimento emocional, físico, cognitivo e social.
Partindo desse pressuposto, é de suma importância que a criança conheça os diferentes sons das palavras, as entonações e expressões reconhecendo diferentes sentimentos como medo, raiva, dúvida, coragem e alegria. O autor Abramovich ressalta que:
Chegaram ao seu coração e à sua mente, na medida exata do seu entendimento, de sua capacidade emocional, porque continham esse elemento que a fascinava, despertava o seu interesse e curiosidade, isto é, o encantamento, o fantástico, o maravilhoso, o faz de conta. (ABRAMOVICH, 1997, p. 37).



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