quinta-feira, 13 de julho de 2017

Professor reflexivo


Resultado de imagem para imagem de professor reflexivo


      Professor reflexivo  é pensar naquilo que se faz e naquilo que se pratica as vezes exigindo mudança de postura, analisando a nossa forma de atuar.As aulas da PEAD tem me ajudado muito nessa mudança de comportamento pessoal e profissional, onde tenho procurado um equilíbrio entre a reflexão e a rotina, entre as atitudes e o pensamento, pois a educação não é a execução de receitas, mas é uma interação entre a pessoa do professor e a pessoa do aluno, entre a instituição escola e a sociedade.
   Visando uma boa qualidade educacional necessitamos como professores refletir sobre nossas práticas, e o blog tem me ajudado nessas reflexões, pois é no momento em que registro os aprendizados e que reflito sobre minha atuação, o que posso mudar e melhorar para complementar minha atuação e mediar o aprendizado dos meus alunos.

        Ser reflexivo envolve pensar, investigar, buscar conhecer o desconhecido e não fazer as coisas no “modo automático”. Tanto os professores como os alunos precisam ser reflexivos, assim  cita  Isabel Alarcão  “Enquanto que os professores são adultos e, portanto, em princípio autônomos, isto é, capazes de gerir a sua atividade (incluindo a sua formação), os alunos estão ainda em processo de autonomização e precisam de ser ajudados neste processo pelos professores, sendo, portanto, a autonomia simultaneamente objetivo e processo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário