terça-feira, 4 de julho de 2017

Gestão democrática


Imagem relacionada


“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”
                                                                                          Paulo Freire

Muitas formas tem se experimentado para fazer da escola um espaço democrático, na década de 90, esse princípio foi reforçado com a promulgação da nova LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, que estabelece em seu art. 3º, inciso VIII, que um dos princípios que deve reger o ensino é a gestão democrática.

      A gestão democrática é entendida como a participação de vários segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores, funcionários, CPM, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, entre outros, onde os mesmos apóiam às escolas e participam de forma ativa no desenvolvimento de atividades relacionadas a escola como espaço físico e humano, utilizando de mecanismos, como o PPP para a melhoria na qualidade do ensino,construindo um currículo pautado na realidade local.Para que isso se torne realidade nas nossas escolas é necessário mais que simples mudanças nas estruturas organizacionais, requer mudanças de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada, é uma educação de se faz através do coletivo.
“Se queremos uma escola transformadora, temos que transformar a escola que temos aí. E a transformação dessa escola passa necessariamente por sua apropriação por parte das camadas trabalhadoras. É nesse sentido que precisam ser transformados o sistema de autoridade e a distribuição do próprio trabalho no interior da escola. (PARO, 2005, p.10)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário