quarta-feira, 12 de julho de 2017

Analisando o Projeto de Aprendizagem


Resultado de imagem para imagem de trabalho em grupo nas escolas
Esta é a primeira análise feita em grupo sobre os Projetos de Aprendizagem: A educação tem passado por inúmeras mudanças e estamos tomando consciência de muitos equívocos, por exemplo:que no ensino tudo passa pelas mãos do professor, como se ele pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro que os alunos não possuem e, ainda, na maioria das escolas, não possuem o direito de qualquer escolha, são submissos as regras impostas pelo sistema. Este é só um exemplo de equívoco que que queremos superar.
Os projetos de aprendizagem(PA) podem ser uma atividade ou uma metodologia diferenciada de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula. Diferem dos projetos de pesquisa, uma vez que o tema a ser estudado vem dos alunos e nunca do professor. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. O que vamos construir junto com os alunos um projeto de aprendizagem.
                Bem diferente de aplicar um projeto de estudos, ou uma sequência didática interdisciplinar, onde temos o “controle” do que e como vamos trabalhar, no projeto de interdisciplinar, o percurso não está mais em nossas mãos. E esse é o maior desafio. Primeiro porque nós, professores, não estamos acostumados e pouco preparados para compartilhar as decisões sobre nosso trabalho com nossos alunos. Também é desafiador porque aos próprios alunos dificilmente foi dada a oportunidade de refletirem e expressarem sobre o que querem aprender, e mais difícil ainda: buscarem juntos o conhecimento que almejam encontrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário