Esta é a primeira análise feita em grupo sobre os Projetos
de Aprendizagem: A educação tem passado por inúmeras mudanças e estamos tomando
consciência de muitos equívocos, por exemplo:que no ensino tudo passa pelas
mãos do professor, como se ele pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro
que os alunos não possuem e, ainda, na maioria das escolas, não possuem o
direito de qualquer escolha, são submissos as regras impostas pelo sistema.
Este é só um exemplo de equívoco que que queremos superar.
Os projetos de aprendizagem(PA) podem ser uma atividade
ou uma metodologia diferenciada de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
Diferem dos projetos de pesquisa, uma vez que o tema a ser estudado vem dos
alunos e nunca do professor. O
professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar
em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo
ensino aprendizagem. O que vamos construir
junto com os alunos um projeto de aprendizagem.
Bem diferente de aplicar um
projeto de estudos, ou uma sequência didática interdisciplinar, onde temos o
“controle” do que e como vamos trabalhar, no projeto de interdisciplinar, o
percurso não está mais em nossas mãos. E esse é o maior desafio. Primeiro
porque nós, professores, não estamos acostumados e pouco preparados para
compartilhar as decisões sobre nosso trabalho com nossos alunos. Também é
desafiador porque aos próprios alunos dificilmente foi dada a oportunidade de
refletirem e expressarem sobre o que querem aprender, e mais difícil ainda:
buscarem juntos o conhecimento que almejam encontrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário