terça-feira, 4 de julho de 2017

Avaliação na educação infantil


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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre a Educação Infantil, a avaliação deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (Brasil,1996). Uma avaliação qualitativa é aquela em que o professor valoriza e estimula a criança a se engajar no processo de aquisição de conhecimento, despertando interesses e provocando momentos de aprendizado na criança.
 A avaliação necessita ser compreendida como um meio de auxiliar o professor a ajustar sua prática de ensino de acordo com a necessidade de aprendizagem da criança, respeitando sua bagagem cultural, sua individualidade e o tempo de desenvolvimento de cada um. É através da avaliação que o professor pode planejar e ajustar sua prática de acordo com as necessidades detectadas na turma. Dada a importância da avaliação e seu processo, buscamos em nossa escola observar diariamente o desenvolvimento de cada criança. Para isso priorizamos alguns pontos a serem observados: a adaptação das crianças ao ambiente escolar, as áreas da linguagem oral, a socialização, a psicomotricidade, os hábitos e atitudes, a cooperação, o interesse, a alimentação e outras particularidades de cada um.

Deste modo é possível avaliar a criança em seu todo respeitando a individualidade de cada um, levando em conta a realidade social de cultural, sem fazer julgamentos, compreendendo que cada um tem seu tempo e seu momento de aprendizagem. 

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