De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
sobre a Educação Infantil, a avaliação deve ser realizada mediante
acompanhamento e registro do seu desenvolvimento da criança, sem o objetivo de
promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (Brasil,1996). Uma
avaliação qualitativa é aquela em que o professor valoriza e estimula a criança
a se engajar no processo de aquisição de conhecimento, despertando interesses e
provocando momentos de aprendizado na criança.
A avaliação necessita
ser compreendida como um meio de auxiliar o professor a ajustar sua prática de
ensino de acordo com a necessidade de aprendizagem da criança, respeitando sua
bagagem cultural, sua individualidade e o tempo de desenvolvimento de cada um. É
através da avaliação que o professor pode planejar e ajustar sua prática de
acordo com as necessidades detectadas na turma. Dada a importância da avaliação
e seu processo, buscamos em nossa escola observar diariamente o desenvolvimento
de cada criança. Para isso priorizamos alguns pontos a serem observados: a
adaptação das crianças ao ambiente escolar, as áreas da linguagem oral, a socialização,
a psicomotricidade, os hábitos e atitudes, a cooperação, o interesse, a alimentação
e outras particularidades de cada um.
Deste modo é possível avaliar a criança em seu todo
respeitando a individualidade de cada um, levando em conta a realidade social
de cultural, sem fazer julgamentos, compreendendo que cada um tem seu tempo e
seu momento de aprendizagem.
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