quarta-feira, 12 de julho de 2017

Um bom gestor e a democracia

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        Atualmente, a expressão gestão escolar democrática, representa uma mudança radical de postura, um novo enfoque de organização, pautado pelos princípios de participação, de autonomia e de responsabilidade. Essa  mudança esta embasada em leis que determinam a consolidação da mesma, conforme  determina o inciso IV do art.206 da Constituição Federal promulgada em dezembro de 1988: “a gestão democrática na forma de Lei”. Na década de 90, esse princípio foi reforçado com a promulgação da nova LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, que estabelece em seu art. 3º, inciso VIII, que um dos princípios que deve reger o ensino é a gestão democrática.
Esse novo enfoque de gestão democrática traz consigo o conceito de liderança indispensável a um bom gestor, este que é o responsável por despertar o potencial de cada pessoa que faz parte da instituição, transformando a escola em um espaço onde todos cooperam, aprendem e ensinam o tempo todo. O papel que o diretor desempenha é fundamental, pois ele pode facilitar ou dificultar o andamento da escola.

As escolas necessitam de gestores capazes de trabalhar facilitando a resolução de problemas e o trabalho em grupo com toda comunidade escolar, delegando autoridade e dividindo o poder. Somente seguindo esse processo de envolvimento da comunidade escolar, das partes interessadas é que se daria a formação de uma equipe diretiva, uma gestão escolar, realmente democrática, capaz de concretizar transformações na sociedade.

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