A escola deve ser pensada como
um espaço onde se constrói de diferentes maneiras as relações interpessoais e
pedagógicas dando sentido a esse espaço, criando um lugar de oportunidade e de limites, onde
se exerce a cidadania com a consciência de
direitos e deveres individuais e coletivos. Na
educação infantil, minha área de atuação, as crianças passam na maioria das
vezes mais tempo na escola do que com sua família, onde convivem com adultos,
mas também com seus pares, e neste ambiente, muitas vezes nos deparamos com diversas
situações de conflito, violência e desrespeito provocados pela desestrutura familiar,
falta de atenção dos
pais, reprodução de atitudes presenciadas, tentativa de chamar a atenção do
outro etc.
Neste sentido alguns pesquisadores
caracterizam a agressão de três formas: “a agressão instrumental: empregada
para obter ou reter um brinquedo ou outro objeto qualquer; a agressão reativa:
a retaliação raivosa em função de um ato intencional ou acidental; a agressão
ameaçadora: um ataque de agressão espontâneo” (BERGER, 2003, p. 202, grifo do
autor).
Os conflitos
na educação infantil são considerados normais no cotidiano e necessário para o
desenvolvimento e cabe a nós professores atuarmos como mediadores nesta
situação propondo alternativas e promovendo relações cooperativas entre elas,
incentivando a participarem da resolução do conflito ouvindo e respeitando o
outro. O lúdico e os jogos são instrumentos
para lidarmos com a agressividade, pois
por meio dele a criança brinca e, dentro desse mundo imaginário do brincar,
podem ser construídas atitudes positivas, criatividade estimulada, podendo
transformar a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário