quarta-feira, 12 de julho de 2017

Conflitos na educação infantil


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A escola deve ser pensada como um espaço onde se constrói de diferentes maneiras as relações interpessoais e pedagógicas dando sentido a esse espaço, criando  um lugar de oportunidade e de limites, onde se exerce a cidadania com a consciência de direitos e deveres individuais e coletivos. Na educação infantil, minha área de atuação, as crianças passam na maioria das vezes mais tempo na escola do que com sua família, onde convivem com adultos, mas também com seus pares, e neste ambiente, muitas vezes nos deparamos com diversas situações de conflito, violência e desrespeito provocados pela desestrutura familiar, falta de atenção dos pais, reprodução de atitudes presenciadas, tentativa de chamar a atenção do outro etc.
Neste sentido alguns pesquisadores caracterizam a agressão de três formas: “a agressão instrumental: empregada para obter ou reter um brinquedo ou outro objeto qualquer; a agressão reativa: a retaliação raivosa em função de um ato intencional ou acidental; a agressão ameaçadora: um ataque de agressão espontâneo” (BERGER, 2003, p. 202, grifo do autor).

Os conflitos na educação infantil são considerados normais no cotidiano e necessário para o desenvolvimento e cabe a nós professores atuarmos como mediadores nesta situação propondo alternativas e promovendo relações cooperativas entre elas, incentivando a participarem da resolução do conflito ouvindo e respeitando o outro. O lúdico e os jogos são instrumentos para  lidarmos com a agressividade, pois por meio dele a criança brinca e, dentro desse mundo imaginário do brincar, podem ser construídas atitudes positivas, criatividade estimulada, podendo transformar a realidade.

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