“A consciência
fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas
menores unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade
metalinguística de tomada de consciência das características formais da
linguagem, é compreendida em dois níveis, sendo eles: a consciência de que a
língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode
ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e
que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por
grafemas.” Portal da educação.
A capacidade de refletir e
compreender a estrutura sonora das
palavras é uma habilidade que se desenvolve gradualmente à medida que a criança
adquire conhecimentos e constrói suas aprendizagens.
A alfabetização exige recursos e
caminhos para nossas crianças se apropriarem e desenvolverem as habilidades de
percepção, discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de
grafema=fonema,há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais
observação, mais contato com material de estimulação manual, visual e de
letramento.
Deste modo no processo de alfabetização
nos anos iniciais requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma
lúdica para que favoreça o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de
percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras. Por não ser algo
homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o
nível da consciência de palavras que formam a frase, o da consciência de
sílabas e, posteriormente, a consciência de fonemas. Cada um deles pode
contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir
no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitas maneiras de estimular a
consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais
satisfatório.
Uma das técnicas que pode ser usada e que
normalmente surge com bastante facilidade para a
maioria das crianças são as atividades com rimas. Por isso, os jogos com rimas
são uma excelente iniciação à criação da consciência fonológica. Por direcionar
a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras,
esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção de que a língua não
tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.
Referência:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-que-e-consciencia-fonologica/45447
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-que-e-consciencia-fonologica/45447
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