quarta-feira, 27 de junho de 2018

Escolas democráticas


Resultado de imagem para imagens de escolas que são gaiolas e que são asas
 Nossas escolas e a educação como um todo tem passado por mudanças significativas, mas muito ainda necessita ser mudado, o curta “Escolas democráticas” nos apresenta uma forma de ensino nada democrática, e são vestígios desse modelo de educação que muitas vezes nos deparamos em nossas escolas.
Rubens Alves nos mostra como escolas podem ser gaiolas ou asas,onde o aluno é comparado a um pássaro em uma gaiola, que não possui liberdade de pensar.  Ao professor cabe mostrar aos alunos que eles são capazes de voar, provocando a curiosidade e desenvolvendo nas crianças o desejo de aprender.
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”Rubens Alves.
Seguindo este mesma teoria sobre aprendizado, Becker apresenta a importância de mudar nossas escolas e da necessidade dos resultados em se ter mais laboratórios e menos auditórios, uma visão totalmente oposta do curta “Escolas Democráticas”, onde o aluno passaria de repetidor para criador levando em conta as vantagens que a educação teria, pois em auditórios se transmite o que já sabemos o que já foi conquistado e nos laboratórios se investe na intuição e nas experiências. Becker também fala dos verbos que são privilegiados nas escolas, também único método usado na escola exemplo do curta, que são “copiar e repetir” e que hoje devido o acesso a informática têm mudado por “recortar e copiar,” os laboratórios defendidos por Becker ajudariam em mudar essa realidade para verbos como: “interagir,experimentar, perguntar, transformar, inventar ....”, fala-se tanto em impor limites mas não se permite ultrapassar limites,professores capacitados e decididos a sair do comodismo fariam dos laboratórios uma extensão da sua sala de aula e teríamos escolas capazes de proporcionar aos alunos uma educação de qualidade.

Referência:
http://www.raiz.org.br/media/uploads/2016/07/30/13867107_1164045980304969_1903791038_n.jpg

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