sexta-feira, 29 de junho de 2018

Teorias sobre construção de conhecimento e aquisição de linguagem

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As aulas do PEAD nos mostraram várias teorias envolvendo construção do conhecimento e aquisição da linguagem, esse aprendizado me aproxima das crianças facilitando a compreensão das fases podendo contribuir de forma mais eficaz nessa construção.
Vejamos as principais:
Piaget
*Conforme a teoria de Piaget o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida. O desenvolvimento e o conhecimento se da através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo Piaget, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte. Ou seja, tudo o que aprendemos é relacionado com aquilo que já tínhamos aprendido.
*A visão cognitivista construtivista (Piaget) entende a aquisição da linguagem como dependente do desenvolvimento da inteligência da criança. Sob esse ponto de vista, a linguagem surge quando a criança desenvolve a função simbólica. É necessária a mediação do outro entre a criança e o mundo, porém a criança não espera passivamente o conhecimento, mas constrói tal conhecimento a partir das relações estabelecidas através dessa mediação.
Vygotsky
*Vygotsky mostra que o desenvolvimento e o conhecimento se dá de fora para dentro. Para ele a aprendizagem da criança antecede a entrada na escola e que o aprendizado escolar produz algo novo no desenvolvimento infantil, evidenciando as relações interpessoais. A aprendizagem e a aquisição do conhecimento acontecem em todo lugar. O processo de formação de pensamento é despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações. A linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento. 
* Vygotsky considera os fatores sociais, comunicativos e culturais para aquisição da linguagem, estudando as características da fala dos adultos. Segundo esse ponto de vista teórico a interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos básicos para aquisição da linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é atividade constitutiva do conhecimento de mundo e a criança se constrói como sujeito. Sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.
Skinner
*De acordo com a teoria de Skinner a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada onde os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado
*De acordo com o ponto de vista behaviorista, espera-se que a criança adquira um comportamento verbal por meio da observação, da imitação de adultos, das outras crianças e por meio da manipulação dos dados externos
Chomsky
*Chomsky foi o criador do módulo lingüístico chamado Faculdade da Linguagem, onde defende em sua teoria que a língua é um fenômeno exclusivo da espécie humana (tipo particular de estrutura e organização mental).Existe um módulo lingüístico na mente, constituído de princípios responsáveis pela formação e compreensão das expressões lingüísticas, especialmente dedicadas à língua.Essa faculdade é inata (todos os seres humanos nascem dotados dela) e é parte da dotação genética da espécie humana
Wallon
*Na concepção de Wallon a afetividade e as emoções são atributos inseparáveis no desenvolvimento racional e cognitivo. Wallon se refere ao homem em seu desenvolvimento como um ser geneticamente social e estuda a criança e a divisão entre o saber e o sentir na infância e suas implicações nas relações com o meio, defendendo em sua teoria a expressividade postural do sujeito como um “sinal” do que possivelmente pode estar gerando impacto em sua aprendizagem. A Afetividade e a cognição são elementos segundo o autor inseparáveis na formação psíquica do ser humano, uma vez que ambos participam de seu processo de desenvolvimento.
*A obra Walloniana afirma que a emoção se entrelaça com a afetividade e a inteligência e passa a ser desta forma, também, e essencialmente, um fator significativo na convivência do sujeito, se tornando assim um elemento fundamental de compreensão para a formação de educadores.


Referências:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ6rpDwfPfQBoJen2ZVqp_5MFD0ra0KZXda2LbfD73jIzG3aIwixg
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466982
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466983
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1503041
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2440538/mod_resource/content/1/aula%204%20completa.pdf

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