As aulas do PEAD nos
mostraram várias teorias envolvendo construção do conhecimento e aquisição da
linguagem, esse aprendizado me aproxima das crianças facilitando a compreensão das
fases podendo contribuir de forma mais eficaz nessa construção.
Vejamos as principais:
Piaget
*Conforme a teoria de Piaget o indivíduo passa
por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida. O desenvolvimento
e o conhecimento se da através do equilíbrio entre a assimilação e a
acomodação, resultando em adaptação. Segundo Piaget, o ser humano assimila os
dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que
não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já
existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação.
Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra
alguma alteração pela nossa parte. Ou seja, tudo o que aprendemos é relacionado
com aquilo que já tínhamos aprendido.
*A visão
cognitivista construtivista (Piaget) entende a aquisição da linguagem como
dependente do desenvolvimento da inteligência da criança. Sob esse ponto
de vista, a linguagem surge quando a criança desenvolve a função
simbólica. É necessária a mediação do outro entre a criança e o mundo,
porém a criança não espera passivamente o conhecimento, mas constrói tal
conhecimento a partir das relações estabelecidas através dessa mediação.
Vygotsky
*Vygotsky
mostra que o desenvolvimento e o conhecimento se dá de fora para dentro. Para ele
a aprendizagem da criança antecede a entrada na escola e que o aprendizado
escolar produz algo novo no desenvolvimento infantil, evidenciando as relações
interpessoais. A aprendizagem e a aquisição do conhecimento acontecem em todo
lugar. O processo de formação de pensamento é despertado e acentuado pela vida
social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos,
a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações. A linguagem
intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o
nascimento.
* Vygotsky considera os fatores
sociais, comunicativos e culturais para aquisição da linguagem, estudando
as características da fala dos adultos. Segundo esse ponto de vista
teórico a interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos
básicos para aquisição da linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é
atividade constitutiva do conhecimento de mundo e a criança se constrói
como sujeito. Sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem
cultural.
Skinner
*De acordo com a teoria de Skinner a aprendizagem
ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada onde os
alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão,
conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço -
estímulo do comportamento desejado
*De acordo com o ponto de vista
behaviorista, espera-se que a criança adquira um comportamento verbal por meio
da observação, da imitação de adultos, das outras crianças e por meio da
manipulação dos dados externos
Chomsky
*Chomsky
foi o criador do módulo lingüístico chamado Faculdade da Linguagem,
onde defende em sua teoria que a língua é um fenômeno exclusivo da espécie
humana (tipo particular de estrutura e organização mental).Existe um módulo
lingüístico na mente, constituído de princípios responsáveis pela formação e
compreensão das expressões lingüísticas, especialmente dedicadas à língua.Essa
faculdade é inata (todos os seres humanos nascem dotados dela) e é parte da
dotação genética da espécie humana
Wallon
*Na concepção de Wallon a
afetividade e as emoções são atributos inseparáveis no desenvolvimento racional
e cognitivo. Wallon se refere ao homem em seu desenvolvimento como um ser
geneticamente social e estuda a criança e a divisão entre o saber e o sentir na
infância e suas implicações nas relações com o meio, defendendo em sua teoria a
expressividade postural do sujeito como um “sinal” do que possivelmente pode
estar gerando impacto em sua aprendizagem. A Afetividade e a cognição são
elementos segundo o autor inseparáveis na formação psíquica do ser humano, uma
vez que ambos participam de seu processo de desenvolvimento.
*A obra Walloniana afirma
que a emoção se entrelaça com a afetividade e a inteligência e passa a ser
desta forma, também, e essencialmente, um fator significativo na convivência do
sujeito, se tornando assim um elemento fundamental de compreensão para a
formação de educadores.
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