domingo, 24 de junho de 2018

Conceitos, funções e desafios do EJA

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Este trabalho que segue foi uma proposta de trabalho em grupo, onde foi abordado conceitos, funções, história e desafios do EJA, o resultado foi de muito aprendizado, descobertas e reflexões:
“A EJA surgiu a partir de iniciativas pontuais na tentativa de solucionar os problemas decorrentes do analfabetismo e falta de qualificação da mão de obra necessária ao modo de produção em cada época da história de nosso país, além de ser uma educação compensatória, supletiva e emergencial. Conforme o parecer CNE/CEB 11/2000, as teleconferências e audiências com a presença de representantes do MEC, foram fundamentais para pensar e repensar os principais tópicos da estrutura do mesmo.
As sugestões, as críticas e as propostas foram abundantes e cobriram desde aspectos pontuais até os de fundamentação teórica, além de muito apoio solidário de inúmeros fóruns compromissados com a EJA e de muitos interessados que, por meio de cartas, ofícios e outros meios, quiseram construir com a relatoria um texto que, a múltiplas mãos, respondesse à dignidade do assunto tendo em vista que que o acesso a formas de expressão e de linguagem baseadas na microeletrônica são indispensáveis para uma cidadania contemporânea e até mesmo para o mercado de trabalho em um país historicamente marcado pelo oficial X real, Casa Grande X Senzala, tradicional X moderno, capital X interior, urbano X rural, cosmopolita X provinciano, litoral X sertão, alfabetizados X analfabetos, letrados X iletrados, onde também a habilidade de leitura e escrita ainda não são universalizadas. Além disso, as condições sociais adversas e as sequelas de um passado ainda mais perverso se associam a inadequados fatores administrativos de planejamento e dimensões qualitativas internas à escolarização e, nesta medida, condicionam o sucesso de muitos alunos e, por isso, ainda temos muitos alunos que levam mais que nove anos (tempo mínimo) para concluir o ensino fundamental.
A EJA é uma medida que visa, entre outros aspectos, diminuir a taxa de distorção idade série. A educação escolar possibilita um espaço democrático de conhecimento e de postura tendente a assinalar um projeto de sociedade menos desigual e, num mercado de trabalho onde a exigência do ensino médio vai se impondo, a necessidade do ensino fundamental é uma verdadeira corrida contra um tempo de exclusão não mais tolerável.O EJA possui três funções primordiais: Reparadora,Qualificadora e Equalizadora.Reparadora porque pretende reparar um direito negado, o direito a educação de qualidade, onde pessoas sofrem e são menos favorecidas devido à falta de conhecimentos escolares, acreditando que o retorno ao sistema educacional possibilitara novas oportunidades na sociedade, com uma vida digna e com conhecimentos e igualdade de direitos.
O EJA e a educação escolar como meio imprescindível, mas não único, representam um caminho de aceleração no desenvolvimento do Brasil, que vem se arrastando com essa desigualdade social durante toda a história. A busca por uma sociedade menos desigual é uma das funções da escola democrática que também é um serviço público, por isso é um direito de todos e dever do estado que deve intervir nessa desigualdade com políticas públicas de valia a todos. Conforme o PARECER CNE/CEB 11/2000; “a função reparadora deve ser vista, ao mesmo tempo, como uma oportunidade concreta de presença de jovens e adultos na escola e uma alternativa viável em função das especificidades socioculturais destes segmentos para os quais se espera uma efetiva atuação das políticas sociais. É por isso que a EJA necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos”

 A função equalizadora da EJA é a de dar cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais, como donas de casa, migrantes, aposentados e encarcerados. A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, possui agora através do EJA o direito de restabelecer sua trajetória escolar,essa reparação ainda que tardia possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação. Para tanto, são necessárias mais vagas para estes "novos" alunos e "novas" alunas, demandantes de uma nova oportunidade de equalização.
A EJA é possui também a função qualificadora, tarefa de propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida,dando ao jovem, adultos e idosos a possibilidade de retomar seus potenciais, desenvolver suas habilidades adquiridos na educação extraescolar e na própria vida, possibilitando um nível técnico e profissional mais qualificado. Nesta linha, a educação de jovens e adultos representa uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades, onde as novas gerações têm muito a aprender.
 O jovem retorna a EJA em uma busca de certificação o que teoricamente o colocaria no mercado de trabalho e teria o seu lugar na sociedade garantido, tendo com isso o resgate da autoestima e passando a ser visto como um cidadão comum, levando em consideração que o adulto já inserido no mundo do trabalho traz consigo uma história mais longa e acumula reflexões sobre o mundo externo.”

Fonte:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2380012/assignsubmission_file/submission_files/1894906/Trabalho%20da%20Eja.docx?forcedownload=


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