domingo, 1 de julho de 2018

As marcas pedagógicas


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“Nosso ofício carrega uma longa memória...
Prefiro pensar que o aprendizado vem dos primeiros contatos e vivências dos mestres que por longos anos tivemos, desde o maternal. As lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras aprendizagens. [...] Repetimos traços de nossos mestres que, por sua vez, já repetiam traços de outros mestres. Esta especificidade do processo de nossa socialização profissional nos leva a pensar em algumas marcas que carregamos. São marcas permanentes e novas, ou marcas permanentes que se renovam, que se repetem, se atualizam ou superam (Miguel Arroyo,Ofício de Mestre , 2002, p.124).
Fonte: Revista Pátio, Ano I, n° 4, fev./abri. 1998.

Refletir sobre as marcas que as práticas pedagógicas deixaram em nossas vidas e as que queremos deixar na vida dos que passam por nós é algo muito além do que os currículos escolares nos oferecem, é entender, apoiar, valorizar e se colocar no lugar do outro, no lugar das crianças que por muitas vezes vêem em nós o exemplo e a referência para suas vidas.
A sala de aula é um dos espaços privilegiados, onde o conhecimento é construído, compartilhado e reconstruído. Os vínculos estabelecidos entre professor e aluno são muito fortes para o desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno. A sala de aula é uma grande rede de interações sociais. E, para que essa organização funcione como instrumento de aprendizagem, é muito importante que haja uma boa comunicação entre o professor e os alunos, onde cabe a nós professores conhecermos nossos alunos, e antes de conhecer, primeiramente devemos gostar de nossos alunos, gostar do nosso ofício. Ensinar não deve ser meramente uma profissão e sim uma vocação, do qual o professor se orgulhe do que faz. A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional. Deste modo, o professor deixa sempre uma marca ao aluno.

Na educação infantil, minha área de atuação, assim como em qualquer ambiente escolar é preciso criar um vínculo com as crianças, usando a  criatividade, a amizade, e os dons para conquistar o aluno. Cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano abrangente, como necessidades particulares. O professor possui sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos. Ensinar é transmitir o que se sabe a quem quer saber, portanto, é dividir a sabedoria. É um gesto de generosidade, humanidade e amor. A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles.
Referência:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/didatica.htm
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4mglPN9l_yAtfJ5MD8oEoxfpa5cg8q0Wmiy-lDbrnZRgst7rJZg

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