A educação em uma escola
democrática possui sala de aula utilizando
diversas fontes muito além das disciplinas acadêmicas tradicionais, a
base curricular é integrador, colaborativa, planificadas pelos professores e
pelos estudantes.
As escolas democráticas
estão inseridas dentro de uma linha chamada de Pedagogia Libertária que se
caracteriza por abordar a questão pedagógica diante de uma perspectiva baseada
na liberdade e igualdade, eliminando as relações autoritárias presentes no
modelo educacional tradicional.
Segundo
Luckesi (1994) a pedagogia libertária espera que a escola exerça uma
transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e
autogestionário. Nesse modelo de escola colocam os alunos como os atores
centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das
operações da escola, incluindo aprendizagem, ensino e liderança, os alunos são
responsáveis pela formação e cumprimento de regras a serem seguidas para um bom
funcionamento da escola. Outro aspecto
importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de
escolher o que querem fazer com seu tempo aprendendo assim a ter iniciativa, também são incentivados a buscar o conhecimento a
partir de seu próprio interesse, iniciativa, ritmo e também são responsáveis
pelo desenvolvimento intelectual, sem cobranças autoritárias de quaisquer
entidades superiores de ensino. Os conteúdos que devem ser aprendidos costumam
estar muito próximos da estrutura cognitiva dos alunos, assim como dos seus
interesses e expectativas de conhecimento.
Em nenhum momento há a figura do professor explicando ou anotando algo
na lousa para ser copiado pelos alunos, atuam como orientadores e
esclarecedores de dúvidas, Segundo
Freire (1991), “a partir do diálogo enfatiza-se a reflexão, a investigação
crítica, a análise, a interpretação e a reorganização do conhecimento.
A
estrutura de gestão de uma escola democrática pressupõe a reativação ou mesmo a
constituição de mecanismos de participação, a exemplo dos colegiados, que devem
assumir funções não apenas de apoio à direção, mas de consulta quanto à sua
opinião e participando nas deliberações sobre assuntos que remetam ao
cotidiano.. No entanto para que haja a mudança é necessário um grande
reconhecimento das condições por todos os envolvidos e um trabalho em equipe
com o mesmo objetivo. Pacheco acredita que qualquer escola pode aderir à
democratização de seus alicerces, uma vez que alunos, professores e
funcionários em geral estiverem abertos e convencidos a contribuírem para a
democratização dos alicerces das instituições.
Referência:
https://acasadevidro.files.wordpress.com/2015/08/freire.jpg?w=497
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