segunda-feira, 2 de julho de 2018

Construção de conhecimento e EJA

     
Resultado de imagem para imagens sobre EJA
      Marta Kohl aborda diferentes questões sobre a construção de conhecimento dos alunos do EJA, onde é necessário refletir sobre a diversidade cultural formada por alunos de diferente faixa etária. Em termos de educação e métodos pedagógicos a diversidade, a especificidade e o conhecimento prévio de cada um é um instrumento que precisa ser explorado e respeitado, como relata Marta:  “Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas”.
       A educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.
      O principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos é auxiliar cada individuo a tornarem-se aquilo que ele tem capacidade para ser. Também necessário que a escola desenvolva no aluno suas capacidades, em função de novos saberes que se produzem e que demande um novo tipo de profissional, que o educando obtenha uma formação indispensável para o exercício da cidadania, como diz Vygotsky “É na troca com outros sujeitos e consigo mesmo que seus conhecimentos, papéis e funções sociais vão sendo internalizados, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento da personalidade e da consciência”.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2406821/mod_resource/content/1/aop937.pdf
https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/Educacao/Canal-Geral-da-Prefeitura.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário