Marta Kohl aborda
diferentes questões sobre a construção de conhecimento dos alunos do EJA, onde
é necessário refletir sobre a diversidade cultural formada por alunos de
diferente faixa etária. Em termos de educação e métodos pedagógicos a
diversidade, a especificidade e o conhecimento prévio de cada um é um
instrumento que precisa ser explorado e respeitado, como relata Marta: “Traz consigo uma história mais longa (e
provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e
reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas”.
A educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que
pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas,
de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social
e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter
uma base sólida de formação.
O
principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos é auxiliar cada individuo a
tornarem-se aquilo que ele tem capacidade para ser. Também necessário que
a escola desenvolva no aluno suas capacidades, em função de novos saberes que
se produzem e que demande um novo tipo de profissional, que o educando obtenha
uma formação indispensável para o exercício da cidadania, como diz Vygotsky “É na troca com outros sujeitos
e consigo mesmo que seus conhecimentos, papéis e funções sociais vão sendo
internalizados, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o
desenvolvimento da personalidade e da consciência”.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2406821/mod_resource/content/1/aop937.pdf
https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/Educacao/Canal-Geral-da-Prefeitura.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário