O construtivismo tem
duas visões opostas, complementares e irredutíveis, para isso temos a tarefa de
analisar sua irredutibilidade e sua complementaridade.
O construtivismo valoriza as ações do sujeito, quando
algo é produzido, um conhecimento novo adquirido julga ser importante
transmiti-lo para outras e o fazem pela linguagem, o recurso mais poderoso,
pois através do mesmo podemos viajar pensar, tirar conclusões e reviver os
fatos. Econômico porque através de imagens podemos imaginar oque na realidade
durou anos, e analógico porque por meio das fotos, narrativas, descrição,
podemos nos apropriar do conteúdo. O mais importante de tudo é a ação de ler e
interpretar o texto e absorver oque ele quer transmitir.
O construtivismo produz um conhecimento com uma
perspectiva não formal onde o conhecimento independe do conteúdo, o mesmo passa
por um processo de assimilação e acomodação, nada é absorvido de novo. Um
exemplo de aprendizagem não construtivista é a cópia de frases, palavras ou
letras sem sentido na apropriação da escrita.
O construtivismo do conhecimento tem pretensão descritiva
ou explicativa, mas este conhecimento só tem sentido quando tem ação, mudança,
ação que produz este conhecimento, e precisa ser espontânea ou desencadeada e
nunca induzida.
No geral, as escolas são, em sua maioria, não
construtivistas, pois o conhecimento é passado dos mais velhos para os “mais
novos” por imitação, cópia. Mas esta realidade pode ser mudada, as escolas
podem ser construtivistas tendo como ponto de partida a postura do professor, o
qual deve saber muito a matéria que vai ensinar, precisa discutir com a
criança, entender seu pensamento, fazer perguntas inteligentes e se necessário
até sistematizar, o professor precisa dotar-se de materiais alternativos que
vão além de livros literários e suas aulas precisam de movimentos, descobertas.
A avaliação do professor precisa estar baseada no conjunto da criança e não
somente na decoreba.
De nada adianta uma escola ser dotada de recursos e não
haver profissionais dispostos à mudar o modo de ensino.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário