domingo, 1 de julho de 2018

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

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Posteriormente a leitura do artigo de Becker podemos afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem escolar nomeados como modelos pedagógicos, que são a pedagogia diretiva, pedagogia não-diretiva e a pedagogia relacional.
Inicialmente o autor ressalta o embasamento sobre a pedagogia diretiva e sua epistemologia empírica. Segundo ele essa teoria destaca que o conhecimento não pode ser transmitido, através do meio ambiente, família, percepções, e pelo professor. Somente o professor possui todo o conhecimento e deve transmiti-lo para o aluno que deve permanecer em silêncio, sentado e disciplinado. A sala de aula é o monopólio do professor, o aluno é visto como uma folha em branco, uma tábua rasa, onde o professor é quem deve ensinar tudo o que o aluno necessita aprender, tendo a visão em que o aluno só aprende se o professor ensinar.
Diante disto pode-se dizer que para aprender o aluno deve prestar atenção e repetir quantas vezes for necessário independente dos métodos, o professor é o chefe e nada de pode fugir do seu controle. O professor é o centro e acredita que ele jamais aprenderá com o aluno e o aluno jamais o ensinará.
Na teoria da pedagogia não-diretiva e sua epistemologia apriorística, o professor se torna um auxiliar do aluno, um facilitador; onde é respeitada a carga de saber que o aluno já traz consigo, ele precisa apenas ter a consciência, e organizar esse saber. A interferência do professor deve ser o mínimo possível. Com base nesta teoria acredita-se que aluno aprende por si mesmo, e o professor pode no máximo auxiliar a aprendizagem do aluno, respeitando sua bagagem cultural e seu tempo de desenvolvimento.
Já na teoria da  Pedagogia Relacional e sua epistemologia relacional embasa-se na exploração e questionamentos sobre o conhecimento através de materiais utilizados pelo professor; onde o aluno representa de alguma forma os materiais apresentados de acordo, esses materiais os quais devem ser significantes para os alunos. O aluno só aprende se ele agir e problematizar sua ação assimilando e reagindo a proposta apresentada pelo professor. O professor não acredita no ensino tradicional, pois não acredita em mera transmissão de conteúdos, não acredita que o aluno seja uma folha em branco a ser preenchida. Nesta teoria acredita-se que tudo que o aluno construiu até hoje em sua vida é uma bagagem para alcançar um novo conhecimento, onde a aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência.
Sendo assim, conclui-se que existem diferentes modelos pedagógicos cada uma com suas características e particularidades, e que uma proposta pedagógica deve ser construída pensando em uma ação significativa de aprendizagem ao ser humano, visando desenvolver no mesmo condições de tornar-se um individuo pensante, crítico, que, perante cada nova encruzilhada prática ou teórica, pare e reflita, perguntando-se pelo significado de suas ações futuras e, progressivamente, das ações do coletivo onde ele se insere.

Referência:

 http://slideplayer.com.br/10518843/33/images/2/Modelo+Pedag%C3%B3gico+%2B+Concep%C3%A7%C3%A3o+Epistemol%C3%B3gica.jpg

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