Posteriormente a leitura do artigo de Becker podemos
afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem
escolar nomeados como modelos pedagógicos, que são a pedagogia diretiva,
pedagogia não-diretiva e a pedagogia relacional.
Inicialmente o autor ressalta o embasamento
sobre a pedagogia diretiva e sua epistemologia
empírica. Segundo ele essa teoria destaca que o conhecimento não pode ser transmitido, através do
meio ambiente, família, percepções, e pelo professor. Somente o professor
possui todo o conhecimento e deve transmiti-lo para o aluno que deve permanecer
em silêncio, sentado e disciplinado. A sala de aula é o monopólio do professor,
o aluno é visto como uma folha em branco, uma tábua rasa, onde o professor é
quem deve ensinar tudo o que o aluno necessita aprender, tendo a visão em que o
aluno só aprende se o professor ensinar.
Diante disto
pode-se dizer que para aprender o aluno deve prestar atenção e repetir
quantas vezes for necessário independente dos métodos, o professor é o chefe e nada
de pode fugir do seu controle. O professor é o centro e acredita que ele jamais
aprenderá com o aluno e o aluno jamais o ensinará.
Na teoria da pedagogia
não-diretiva e sua epistemologia apriorística, o professor se torna um auxiliar
do aluno, um facilitador; onde é respeitada a carga de saber que o aluno já
traz consigo, ele precisa apenas ter a consciência, e organizar esse saber. A
interferência do professor deve ser o mínimo possível. Com base nesta teoria
acredita-se que aluno aprende por si mesmo, e o professor pode no máximo auxiliar
a aprendizagem do aluno, respeitando sua bagagem cultural e seu tempo de
desenvolvimento.
Já na teoria da Pedagogia Relacional e sua epistemologia
relacional embasa-se na exploração e questionamentos sobre o conhecimento
através de materiais utilizados pelo professor; onde o aluno representa de
alguma forma os materiais apresentados de acordo, esses materiais os quais
devem ser significantes para os alunos. O aluno só aprende se ele agir e
problematizar sua ação assimilando e reagindo a proposta apresentada pelo
professor. O professor não acredita no ensino tradicional, pois não acredita em
mera transmissão de conteúdos, não acredita que o aluno seja uma folha em
branco a ser preenchida. Nesta teoria acredita-se que tudo que o aluno construiu
até hoje em sua vida é uma bagagem para alcançar um novo conhecimento, onde a aprendizagem
é construção, ação e tomada de consciência.
Sendo assim,
conclui-se que existem diferentes modelos pedagógicos cada uma com suas
características e particularidades, e que uma proposta pedagógica deve ser
construída pensando em uma ação significativa de aprendizagem ao ser humano,
visando desenvolver no mesmo condições de tornar-se um
individuo pensante, crítico, que,
perante cada nova encruzilhada prática ou teórica, pare e reflita,
perguntando-se pelo significado de suas ações futuras e, progressivamente, das
ações do coletivo onde ele se insere.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário