quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Autonomia na educação infantil
















Essa primeira postagem é do meu blog de dezembro de 2015, Administração simbólica da infância, um tema que trabalhei muito no meu estágio, a autonomia, como cita a postagem:
A autonomia das crianças é defendida, e ao mesmo tempo elas convivem com a “administração simbólica da infância”, que entendo como sendo a restrição do espaço e tempo que coloca as crianças mais tempo sobre o controle direto ou indireto dos adultos, a criança fica situada entre uma autonomia por privação e autonomia por obrigação com condições de acesso e usufruto de direitos sociais. Quem faz isso com as crianças? nós mesmos, todos os dias quando decidimos coisas simples e que nem nos damos conta que anulamos muitas vezes as vontades e o direito das crianças, é de nosso dever tomarmos decisões por elas e com elas quando as mesmas ainda não estão preparadas para tal atitude, como por exemplo: se uma criança que ainda não possui noção do perigo, não é por que ela quer pular da janela vou deixa-lá”
        Mesmo atuando na educação infantil há cinco anos e sempre trabalhando autonomia com as crianças, no meu estágio foi a primeira vez que mudei de forma significativa o meu comportamento e o das crianças para fazer a diferença na autonomia individual de cada um, conforme relatei em minha reflexão semanal: “Dando continuidade ao projeto esta semana foi direcionada a importância da água, aproveitando para trabalhar cores e tamanhos, o que me levou a uma reflexão mais significativa foi  trabalhar a autonomia das crianças no momento de realizar algumas atividades, muitas vezes simples para nós adultos, mas de grande impacto para os pequenos.  
       Algumas mudanças simples como: cada um guarda seu travesseiro, alcança a coberta para a profe, calça seu calçado e nesta semana passaram a se servir e tomar água sozinhos, com copos identificados com um adesivo escolhido por eles e com seu nome, devo confessar que achei que não conseguiriam saber qual era seu copo por terem escolhidos adesivos muito parecidos, mas além de saberem qual o seu sabem dizer qual é o do colega.       Muitas vezes consideramos as crianças tão pequenas e frágeis e esquecemos de avaliar o fato de que elas possam realizar suas próprias tarefas. É importante ressaltar que essa função engloba a memória de trabalho, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade de tarefas, bem como na construção da personalidade.
          A autonomia não está somente relacionada à habilidade de fazer as coisas por si, mas também está diretamente ligada ao desenvolvimento da consciência moral, o que possibilita que façam suas próprias escolhas, tomem Segundo Piaget, nos primeiros anos de vida as crianças conferem legitimidade às regras e valores determinados pelos adultos, já que elas mantêm vínculos afetivos com eles, especialmente pais e educadores.  Por isso, durante toda a Educação Infantil é importante encorajar o aluno a realizar pequenas ações individuais e estimulá-lo a se socializar com os colegas.
      É muito importante explicar todas as ações de cuidado e valorizar quando a criança expuser suas preferências, decisões e busquem seus sonhos e desejos.Dessa forma, é possível proporcionar momentos importantes para o desenvolvimento da autonomia e da socialização e despertar nas crianças a consciência de que todos nós temos que exercer o nosso papel de cidadãos na sociedade, começando em casa e na escola.”


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