Essa primeira postagem é do meu blog de dezembro de 2015, Administração simbólica da infância, um
tema que trabalhei muito no meu estágio, a autonomia, como cita a postagem:
“A autonomia das crianças é defendida,
e ao mesmo tempo elas convivem com a “administração simbólica da infância”, que
entendo como sendo a restrição do espaço e tempo que coloca as crianças mais
tempo sobre o controle direto ou indireto dos adultos, a criança fica situada
entre uma autonomia por privação e autonomia por obrigação com condições de
acesso e usufruto de direitos sociais. Quem faz isso com as crianças? nós
mesmos, todos os dias quando decidimos coisas simples e que nem nos damos conta
que anulamos muitas vezes as vontades e o direito das crianças, é de nosso
dever tomarmos decisões por elas e com elas quando as mesmas
ainda não estão preparadas para tal atitude, como por exemplo: se uma criança
que ainda não possui noção do perigo, não é por que ela quer pular da janela
vou deixa-lá”
Mesmo atuando na educação infantil há
cinco anos e sempre trabalhando autonomia com as crianças, no meu estágio foi a
primeira vez que mudei de forma significativa o meu comportamento e o das
crianças para fazer a diferença na autonomia individual de cada um, conforme
relatei em minha reflexão semanal: “Dando continuidade ao projeto esta
semana foi direcionada a importância da água, aproveitando para trabalhar cores
e tamanhos, o que me levou a uma reflexão mais significativa foi
trabalhar a autonomia das crianças no momento de realizar algumas atividades,
muitas vezes simples para nós adultos, mas de grande impacto para os
pequenos.
Algumas
mudanças simples como: cada um guarda seu travesseiro, alcança a coberta para a
profe, calça seu calçado e nesta semana passaram a se servir e tomar água
sozinhos, com copos identificados com um adesivo escolhido por eles e com seu
nome, devo confessar que achei que não conseguiriam saber qual era seu copo por
terem escolhidos adesivos muito parecidos, mas além de saberem qual o seu sabem
dizer qual é o do colega. Muitas
vezes consideramos as crianças tão pequenas e frágeis e
esquecemos de avaliar o fato de que elas possam realizar suas próprias tarefas.
É importante ressaltar que essa função engloba a memória de trabalho, o
raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade de
tarefas, bem como na construção da personalidade.
A autonomia não está somente relacionada à habilidade de fazer as coisas por
si, mas também está diretamente ligada ao desenvolvimento da consciência
moral, o que possibilita que façam suas próprias escolhas, tomem Segundo
Piaget, nos primeiros anos de vida as crianças conferem legitimidade às regras
e valores determinados pelos adultos, já que elas mantêm vínculos afetivos com
eles, especialmente pais e educadores. Por isso, durante toda
a Educação Infantil é importante encorajar o aluno a realizar
pequenas ações individuais e estimulá-lo a se socializar com os colegas.
É muito importante explicar todas as ações de cuidado e valorizar
quando a criança expuser suas preferências, decisões e busquem seus sonhos e
desejos.Dessa forma, é possível proporcionar momentos importantes para o
desenvolvimento da autonomia e da socialização e despertar nas crianças a
consciência de que todos nós temos que exercer o nosso papel de cidadãos
na sociedade, começando em casa e na escola.”
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