sábado, 29 de dezembro de 2018

O lúdico na infância

Nesta postagem  no blog de 2015 relato que não possuo lembranças da minha alfabetização e sim do tempo em que eu brincava, hoje após o passar de alguns semestres percebi o quanto fui alfabetizada em quanto brincava, sem ter esse entendimento não sabia da grandeza que o brincar possui no desenvolvimento e aprendizado da criança como um todo.
Assim foi o relato no blog:
    “Quando falo em brincar sou remetida as lembranças da minha infância, como faço parte de uma família bem generosa em número de filhos, somos em dez, nunca me faltou companhia e incentivo na hora de brincar, as vezes fico triste quando penso que não tenho lembranças da minha alfabetização, mas sobre brincar e ser criança livre tenho muitas, acredito que seja por isso que não tenho dificuldade em continuar brincando e por isso amar e me identificar tanto com a educação infantil.
    Os estudos nos mostram a importância do lúdico na infância, é por meio das brincadeiras que a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, esta é a maneira mais eficaz de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo.”
Observando meus alunos enquanto brincam é possível além de ensinar conhecer cada um e identificar diferentes níveis no aprendizado, é brincando que oportunizamos relações sociais e o desenvolvimento cognitivo, através do brincar a criança explora sem medo de ser repreendida se errar, pois não existe erro enquanto brincamos. Adquirir noções de forma e espaço se torna algo prazeroso por não ser nomeado como conteúdo assim com identificar cores, tamanhos e formas.
“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário