Estudar e conhecer os
estádios do desenvolvimento me faz refletir sobre as atitudes e reações das
crianças, pois na educação infantil esses estágios são bem marcantes, Piaget
explica que a idade que surge cada estágio é própria de cada indivíduo o que ele
conseguiu através das pesquisas foi uma média de idade para classificar, sendo
que o que se mantém constante é a ordem em que eles acontecem e a idade que
ocorrem dependem das experiências anteriores de cada indivíduo e não somente da
sua maturação, ainda segundo Piaget são quatro fatores que contribuem para o desenvolvimento
cognitivo: 1) Experiência física e
lógico-matemática; 2) Transmissão social; 3) Maturação biológica e 4) O
equilíbrio entre os 3 fatores anteriores. Assim, o que se torna significativo
para o sujeito é sempre uma síntese possibilitada por estes fatores.
Essa teoria se comprova
observando meus alunos, pois estão na mesma faixa etária, mas é notável os que
são estimulados a conhecer e lhes é permitido descobrir pois o desenvolvimento
está em estágios diferente de crianças pouco estimuladas ou sem experiências
anteriores. Conhecer os estágios e poder identificá-los em meus alunos me
auxilia no planejamento das brincadeiras e das atividades para poder atingir
todos apoiando, respeitando e intermediando novos conhecimentos e novos
aprendizados.
https://image.slidesharecdn.com/des-131027151138-phpapp02/95/desenvolvimento-cognitivo-piaget-8-638.jpg?cb=1382886790
obrigada estou estudando desenvolvimento social na minha faculdade de psicologia e este texto ajudou.
ResponderExcluirFico feliz em ajudar
ResponderExcluir