Segundo Piaget na perspectiva do
construtivismo, o conhecimento se dá através da ação do sujeito sobre o objeto,
ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto.
Conhecer consiste nas trocas e estímulos com os objetos, esse desenvolvimento
possui dois mecanismos opostos, mas complementares, a assimilação e a
acomodação entre o indivíduo e os objetos do mundo, por exemplo, a criança
aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando isso em
conhecimento seu, na acomodação a criança que ouve e começa a balbuciar em
resposta à conversa ao seu redor gradualmente acomoda os sons que emite àqueles
que ouvem, passando a falar de forma compreensível.
Conforme Jean Piaget a psicologia do
desenvolvimento é a compreensão das transformações psicológicas que ocorrem ao longo
da vida, explicando assim as mudanças e as diferentes fases, caracterizando o
comportamento conforme a faixa etária, essas mudanças estão relacionadas à
formação da identidade de um indivíduo, o seu entendimento, habilidades físicas
e intelectuais, percepção de conceitos, desenvolvimento dos aspectos emocionais
e sociais, entre outros. Lembra Piaget que não é possível pular as etapas do
desenvolvimento e que o desenvolvimento se dá pela superação de etapas
anteriores, sendo que certos estágios podem não ser totalmente alcançados, isso
depende das informações encontradas pelo sujeito no meio onde ele vive e
através do seu ponto de vista há essa
construção. Explica Piaget a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem, para ele o
desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, diz respeito ao
desenvolvimento do corpo, do sistema nervoso e das funções mentais, nas
crianças inicia quando nascem e só termina quando atingem a idade adulta, dependendo do psicológico e biológico de cada indivíduo, por
isso a diferença no desenvolvimento entre os indivíduos, pois cada um possui um
desenvolvimento individual e é esse cuidado que devemos ter com nossos alunos respeitando cada um
com suas individualidades. A
aprendizagem apresenta o caso oposto ao que é espontâneo. Em geral, a
aprendizagem é provocada por situações – provocada por um experimentador
psicológico; ou por um professor, com referência a algum ponto didático; ou por
uma situação externa, ou seja, um processo limitado a um problema ou uma
estrutura simples.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1274964
https://moodle.ufrgs.br/mod/url/view.php?id=1274967
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