sábado, 2 de dezembro de 2017

Desenvolvimento e aprendizado segundo Piaget


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Segundo Piaget na perspectiva do construtivismo, o conhecimento se dá através da ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste nas trocas e estímulos com os objetos, esse desenvolvimento possui dois mecanismos opostos, mas complementares, a assimilação e a acomodação entre o indivíduo e os objetos do mundo, por exemplo, a criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando  isso em conhecimento seu, na acomodação a criança que ouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor gradualmente acomoda os sons que emite àqueles que ouvem, passando a falar de forma compreensível.
Conforme Jean Piaget a psicologia do desenvolvimento é a compreensão das transformações psicológicas que ocorrem ao longo da vida, explicando assim as mudanças e as diferentes fases, caracterizando o comportamento conforme a faixa etária, essas mudanças estão relacionadas à formação da identidade de um indivíduo, o seu entendimento, habilidades físicas e intelectuais, percepção de conceitos, desenvolvimento dos aspectos emocionais e sociais, entre outros. Lembra Piaget que não é possível pular as etapas do desenvolvimento e que o desenvolvimento se dá pela superação de etapas anteriores, sendo que certos estágios podem não ser totalmente alcançados, isso depende das informações encontradas pelo sujeito no meio onde ele vive e através do seu ponto de vista há essa  construção. Explica Piaget a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem, para ele o desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, diz respeito ao desenvolvimento do corpo, do sistema nervoso e das funções mentais, nas crianças inicia quando nascem e só termina quando atingem a idade adulta, dependendo do  psicológico e biológico de cada indivíduo, por isso a diferença no desenvolvimento entre os indivíduos, pois cada um possui um desenvolvimento individual e é esse cuidado que devemos ter  com nossos alunos respeitando cada um com suas individualidades. A aprendizagem apresenta o caso oposto ao que é espontâneo. Em geral, a aprendizagem é provocada por situações – provocada por um experimentador psicológico; ou por um professor, com referência a algum ponto didático; ou por uma situação externa, ou seja, um processo limitado a um problema ou uma estrutura simples.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1274964
https://moodle.ufrgs.br/mod/url/view.php?id=1274967

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