Jean Piaget
quando desenvolveu o método clínico de investigação das idéias das crianças
revolucionou o estudo da linguagem, onde esta aquisição não pode ser entendida
de forma isolada no desenvolvimento infantil.
Piaget em seus estudos nos ajuda a compreender
o desenvolvimento cognitivo, pois considera que as crianças não herdam capacidades
mentais prontas, apenas o modo de interação com o ambiente. Desta forma, as
atividades intelectuais visam à adaptação do sujeito ao ambiente, sendo uma
construção gradativa. Piaget também investigou e procurou compreender o
pensamento enquanto uma ação internalizada, onde é usado o mecanismo da
assimilação, quando o indivíduo incorpora o objeto enquanto meio de
conhecimento, e o da acomodação onde o sujeito transforma sua estrutura
anterior para incorporar o objeto já assimilado.
A teoria piagetiana percebe o desenvolvimento
cognitivo construído a partir do biológico. Segundo Piaget a inteligência
começa a se organizar por meio de uma lógica da ação calcada sobre o biológico
(reflexos inatos do bebê), ou seja, para Piaget, os atos biológicos são atos de
adaptação ao meio físico.
No que se
refere ao desenvolvimento da linguagem Piaget sugere que o desenvolvimento
linguístico depende do desenvolvimento da inteligência, tendo sua origem
relacionada ao desenvolvimento sensório-motor. Inicialmente com a
“pré-linguagem” onde a função simbólica irá aparecer num
conjunto de atividades essencialmente sensório-motoras com condutas de
transição ou pré-simbólicas que correspondem ao uso convencional dos objetos,
aos esquemas simbólicos e ao esboço de aplicação de ações em outros objetos.
Em uma determinada etapa do desenvolvimento infantil, observam-se alguns
comportamentos que poderiam ser identificados como uma simples brincadeira. No
entanto, trata-se do jogo de faz-de-conta, um brincar ou jogar simbólicos, segundo os estudos de Piaget, o último nível de simbolismo, seria
quando este atinge o nível de representação independente, quando a criança consegue transformar um objeto em outro, ou mesmo
quando um gesto ou palavras sustentam um fato ausente. Ainda segundo a Teoria
de Piaget referente ao desenvolvimento da linguagem, a criança não se prende no
que vê, fato que ratifica o papel da linguagem na evolução do brinquedo.
Pode-se dizer que a linguagem e o brinquedo desenvolvem-se ao mesmo tempo e
influenciam-se reciprocamente.
Conforme Lev
Vigotsky, a criança mesmo antes de dominar a linguagem ela apresente capacidade
de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir
objetivos, chamando de fase pré-verbal do pensamento.
Embora não domine a linguagem como um sistema simbólico, os
pequenos também utilizam manifestações verbais. O choro e o riso têm a função
de alívio emocional, mas também servem como meio de contato social e de
comunicação. É o que Vygotsky chamou de fase pré-intelectual da linguagem.
Essas fases podem ser associadas ao período sensório-motor descrito por Piaget,
no qual a ação da criança no mundo é feita por meio de sensações e movimentos,
sem a mediação de representações simbólicas.
A
principal marca de Vygotsky é o estudo sobre a construção dos significados das
palavras conforme sua teoria, surge por volta dos 2 anos de idade, quando a
criança passa a dominar a fala e construir seus conceitos sobre os objetos. É a capacidade humana de unir a linguagem ao
pensamento para organizar a realidade, o pensamento deixa de ser biológico,como
o dos primatas, para se tornar histórico-social, diferenciando o homem dos
outros animais. Enfim o pensamento humano é
formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e
amadurecidas com base na estimulação ambiental.
Analisando as duas teorias percebo a necessidade de nós
professores em ter uma boa formação teórica, para embasar a
prática, entender a natureza da língua escrita, como se dá a sua aquisição pela
criança, para poder, interferir, mediar e respeitar o processo de construção na
fase inicial da aprendizagem, propiciando na sala de aula um ambiente onde
essas crianças possam vivenciar situação real de uso da escrita, levando a
consumir, produzir e entender sua função e funcionamento.
Referências:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466982
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466983
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