quinta-feira, 17 de maio de 2018

As teorias da aquisição da linguagem


Resultado de imagem para imagem sobre aquisição de linguagem

Jean Piaget quando desenvolveu o método clínico de investigação das idéias das crianças revolucionou o estudo da linguagem, onde esta aquisição não pode ser entendida de forma isolada no desenvolvimento infantil.
Piaget em seus estudos nos ajuda a compreender o desenvolvimento cognitivo, pois considera que as crianças não herdam capacidades mentais prontas, apenas o modo de interação com o ambiente. Desta forma, as atividades intelectuais visam à adaptação do sujeito ao ambiente, sendo uma construção gradativa. Piaget também investigou e procurou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada, onde é usado o mecanismo da assimilação, quando o indivíduo incorpora o objeto enquanto meio de conhecimento, e o da acomodação onde o sujeito transforma sua estrutura anterior para incorporar o objeto já assimilado.
A teoria piagetiana percebe o desenvolvimento cognitivo construído a partir do biológico. Segundo Piaget a inteligência começa a se organizar por meio de uma lógica da ação calcada sobre o biológico (reflexos inatos do bebê), ou seja, para Piaget, os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico.
No que se refere ao desenvolvimento da linguagem Piaget sugere que o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência, tendo sua origem relacionada ao desenvolvimento sensório-motor. Inicialmente com a “pré-linguagem” onde a função simbólica irá aparecer num conjunto de atividades essencialmente sensório-motoras com condutas de transição ou pré-simbólicas que correspondem ao uso convencional dos objetos, aos esquemas simbólicos e ao esboço de aplicação de ações em outros objetos.
Em uma determinada etapa do desenvolvimento infantil, observam-se alguns comportamentos que poderiam ser identificados como uma simples brincadeira. No entanto, trata-se do jogo de faz-de-conta, um brincar ou jogar simbólicos, segundo os estudos de Piaget, o último nível de simbolismo, seria quando este atinge o nível de representação independente, quando a criança consegue transformar um objeto em outro, ou mesmo quando um gesto ou palavras sustentam um fato ausente. Ainda segundo a Teoria de Piaget referente ao desenvolvimento da linguagem, a criança não se prende no que vê, fato que ratifica o papel da linguagem na evolução do brinquedo. Pode-se dizer que a linguagem e o brinquedo desenvolvem-se ao mesmo tempo e influenciam-se reciprocamente.
Conforme Lev Vigotsky, a criança mesmo antes de dominar a linguagem ela apresente capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos, chamando de fase pré-verbal do pensamento.
Embora não domine a linguagem como um sistema simbólico, os pequenos também utilizam manifestações verbais. O choro e o riso têm a função de alívio emocional, mas também servem como meio de contato social e de comunicação. É o que Vygotsky chamou de fase pré-intelectual da linguagem. Essas fases podem ser associadas ao período sensório-motor descrito por Piaget, no qual a ação da criança no mundo é feita por meio de sensações e movimentos, sem a mediação de representações simbólicas.
A principal marca de Vygotsky é o estudo sobre a construção dos significados das palavras conforme sua teoria, surge por volta dos 2 anos de idade, quando a criança passa a dominar a fala e construir seus conceitos sobre os objetos.  É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade, o pensamento deixa de ser biológico,como o dos primatas, para se tornar histórico-social, diferenciando o homem dos outros animais. Enfim o pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.

Analisando as duas teorias percebo a necessidade de nós professores em ter uma boa formação teórica, para embasar a prática, entender a natureza da língua escrita, como se dá a sua aquisição pela criança, para poder, interferir, mediar e respeitar o processo de construção na fase inicial da aprendizagem, propiciando na sala de aula um ambiente onde essas crianças possam vivenciar situação real de uso da escrita, levando a consumir, produzir e entender sua função e funcionamento.

Referências:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466982
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466983

Nenhum comentário:

Postar um comentário