Becker
apresenta a importância de mudar nossas escolas e da necessidade e dos
resultados em se ter mais laboratórios e menos auditórios onde o aluno passaria
de repetidor para criador levando em conta as vantagens que a educação teria,
pois em auditórios se transmite o que já sabemos o que já foi conquistado e nos
laboratórios se investe na intuição e nas experiências. Becker também fala dos
verbos que são privilegiados nas escolas que são “copiar e repetir” e que o
acesso a informática têm mudado por “recortar e copiar,” e que os laboratórios
ajudariam em mudar para verbos como “ interagir, experimentar,perguntar,
transformar, inventar ....”, fala-se tanto em impor limites mas não se permite
ultrapassar limites,professores capacitados com conhecimentos sobre as fases e
processos do desenvolvimento e aprendizagem e decididos a sair do comodismo
fariam dos laboratórios uma extensão da sua sala de aula com a realização de
projetos que atenderiam os interesses e as curiosidades dos alunos.
Percebo
na Educação Infantil uma facilidade maior em fazer da própria sala de aula um “laboratório”,nas
experiências realizadas com as crianças, no contar de histórias, no criar e
recriar com sucatas... os pequenos brincam e aprendem, fazem descobertas e
criam novos saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário