sábado, 18 de novembro de 2017

Mais laboratórios e menos auditórios

Meus alunos do MT II 


Becker apresenta a importância de mudar nossas escolas e da necessidade e dos resultados em se ter mais laboratórios e menos auditórios onde o aluno passaria de repetidor para criador levando em conta as vantagens que a educação teria, pois em auditórios se transmite o que já sabemos o que já foi conquistado e nos laboratórios se investe na intuição e nas experiências. Becker também fala dos verbos que são privilegiados nas escolas que são “copiar e repetir” e que o acesso a informática têm mudado por “recortar e copiar,” e que os laboratórios ajudariam em mudar para verbos como “ interagir, experimentar,perguntar, transformar, inventar ....”, fala-se tanto em impor limites mas não se permite ultrapassar limites,professores capacitados com conhecimentos sobre as fases e processos do desenvolvimento e aprendizagem e decididos a sair do comodismo fariam dos laboratórios uma extensão da sua sala de aula com a realização de projetos que atenderiam os interesses e as curiosidades dos alunos.
Percebo na Educação Infantil uma facilidade maior em fazer da própria sala de aula um “laboratório”,nas experiências realizadas com as crianças, no contar de histórias, no criar e recriar com sucatas... os pequenos brincam e aprendem, fazem descobertas e criam novos saberes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário