quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Argumentar

Resultado de imagem para imagens de argumentação

    Argumentar é saber justificar uma ideia, opinião ou uma tese, dando razões que explique porque pensamos ou agimos de tal maneira. Conforme vimos no texto “Estrutura do argumento”, todo argumento possui a mesma estrutura:*Conclusão: Aquilo que se quer justificar;
* Premissa: Aquilo que justifica a conclusão.

   Um argumento tem sempre apenas uma conclusão, mas pode ter uma ou mais premissas.Argumentar não é um comportamento a ser apresentado apenas por filósofos ou cientistas. Ele é útil para a vida cotidiana e profissional de qualquer pessoa. O maior desafio para nós professores é encontrar formas de motivar nossos alunos para que participem ativamente das aulas, pois muitos têm receio de falar em público e de expressarem suas opiniões e, por isso, é muito importante que pratiquem essa habilidade que será um grande diferencial em suas vidas. Difícil o professor que não sonha em formar alunos capazes de encarar qualquer situação observando, respondendo e argumentando sem se sentirem ameaçados por estarem expressando sua opinião, seus direitos e desejos. Para isso é necessário que a educação forneça a base para que essas habilidades e comportamento sejam desenvolvidos e que serão úteis na prática durante suas vidas e, dessa forma, colaborar para o desenvolvimento da cidadania. Além disso, as discussões em sala de aula possibilitam que o aluno organize suas ideias, estimula a pesquisa ampliando os conhecimentos. Na educação infantil essa metodologia ajuda na ordenação do pensamento e principalmente no desenvolvimento da linguagem oral.

    Quando o professor possibilita a discussão em sala de aula, o conhecimento dos alunos é valorizado e professor e aluno são aproximados fazendo com que todos entendam melhor as visões uns dos outros, percebendo que suas experiências e conhecimentos prévios também são importantes para a construção do conhecimento do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário