Argumentar
Argumentar é saber justificar uma ideia, opinião ou uma tese, dando razões
que explique porque pensamos ou agimos de tal maneira. Conforme vimos no texto “Estrutura
do argumento”, todo argumento possui a mesma estrutura:*Conclusão: Aquilo que se quer justificar;
* Premissa: Aquilo que justifica a conclusão.
Um argumento tem sempre apenas uma
conclusão, mas pode ter uma ou mais premissas.Argumentar
não é um comportamento a ser apresentado apenas por filósofos ou cientistas.
Ele é útil para a vida cotidiana e profissional de qualquer pessoa. O
maior desafio para nós professores é encontrar formas de motivar nossos alunos
para que participem ativamente das aulas, pois muitos têm receio de falar em
público e de expressarem suas opiniões e, por isso, é muito importante que
pratiquem essa habilidade que será um grande diferencial em suas vidas. Difícil
o professor que não sonha em formar alunos capazes de encarar qualquer situação
observando, respondendo e argumentando sem se sentirem ameaçados por estarem
expressando sua opinião, seus direitos e desejos. Para isso é necessário que a
educação forneça a base para que essas habilidades e comportamento sejam desenvolvidos e que serão úteis na prática
durante suas vidas e, dessa forma, colaborar para o desenvolvimento da
cidadania. Além disso, as discussões em sala de aula possibilitam que o aluno
organize suas ideias, estimula a pesquisa ampliando os conhecimentos. Na
educação infantil essa metodologia ajuda na ordenação do pensamento e
principalmente no desenvolvimento da linguagem oral.
Quando o professor possibilita a
discussão em sala de aula, o conhecimento dos alunos é valorizado e
professor e aluno são aproximados fazendo com que todos entendam melhor as
visões uns dos outros, percebendo que suas experiências e conhecimentos prévios
também são importantes para a construção do conhecimento do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário