quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Projeto Buscando um novo olhar sobre as diferenças



Este é o projeto da escola onde atuo desenvolvido no ano de 2017

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ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UM PEDACINHO DE CÉU

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS

RESUMO
Analisando o cenário atual da Educação Infantil brasileira, nota-se que o trabalho relacionado às diversidades se torna primordial para a qualidade do ensino. As crianças possuem diferenças de temperamento, atitudes, credo religioso, gênero, etnia, características físicas, habilidades e de conhecimentos, por isso, deve-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja abordada nessas instituições. Dessa forma, é importante  desenvolver projetos com o objetivo de discutir as questões relacionadas às diferenças visando a resolução de conflitos vivenciados em sala de aula. A EMEI Um Pedacinho de Céu conta atualmente com 56 crianças, 04 professoras, 03 operárias, 02 CIEES e 13 Atendentes de Creche. Para o desenvolvimento deste projeto serão desenvolvidas atividades como: Rodas de conversas, Histórias, Poesia, Desenhos, Músicas, Sessão de Fotos, Sessão Historiadas, Espelho Mágico...
INTRODUÇÃO
Nota-se que as diversidades existem e que é necessário abordar este tema em todas as instâncias iniciando-se na Educação Infantil. Ao perceber que as crianças possuem diversidades de temperamento, atitudes, credos, características físicas...deve-se criar situações de aprendizagem  em que a questão da diversidade seja abordada nessas instituições (BRASIL, 1998). Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição (BRASIL, 1998, p.41).
Mas, o que é ser diferente? Para Brandão (1986 apud GUSMÃO, 2000, p. 12) o diferente e a diferença são partes da descoberta de um sentimento que, armado pelos símbolos da cultura, nos diz que nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou. Os alunos tem diferentes origens e histórias de vida, portanto, não podemos negar essas diferenças que os tornam seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos (GUSMÃO, 2000). Acreditamos que tratar as crianças com igualdade é saber respeitar as suas diferenças. A autora acrescenta que a pluralidade cultural de grupos étnicos, sociais ou culturais necessita ser pensada como matéria-prima da aprendizagem, porém nunca como conteúdo de dias especiais, datas comemorativas ou momentos determinados em sala de aula (GUSMÃO, 2000, p. 19). Nesse sentido, o grande desafio da educação é estabelecer um processo de aprendizagem baseado na comunicação e na troca visando eliminar práticas de discriminação e de exclusão presentes no contexto social (GUSMÃO, 2000). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil confirmam a proposta apresentada pelo Referencial Curricular e apontam que o trabalho pedagógico realizado dentro das instituições de Educação Infantil devem assegurar a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência física ou simbólica e negligência (BRASIL, 2010, p.21). Essas Diretrizes concebem a criança como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva (BRASIL, 2010, p.12). Por isso, é necessário tirar a diversidade do papel e incluir no dia-a-dia das instituições de ensino, principalmente na Educação Infantil que é um ambiente adequado para a formação dos valores humanos das crianças pequenas (BARBOSA, 2009).
 O  presente projeto será realizado na Escola para que as crianças aprendam a se respeitar.   Iniciaremos   o projeto Trabalhando a diversidade na Educação Infantil: um novo olhar sobre as diferenças com o objetivo de discutir as questões relacionadas as diferenças visando uma melhor convivência entre todos os envolvidos.
OBJETIVO

            Contribuir com a formação moral da criança. A educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
·         Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
·         Discutir questões relacionadas com as diferenças visando a resolução destes conflitos.
·         Desenvolver o pensamento reflexivo
·         Desenvolver o Respeito pelos seus semelhantes.
·         Ressaltar a importância dos valores humanos com atitudes positivas.

 ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE O ANO:
Para o desenvolvimento da prática serão realizadas as seguintes atividades:
                Roda de Conversa:   com o tema “do que você não gosta de ser chamado?”
 Espelho Mágico:  Caixa de papel embalada com presente bem bonita e  no fundo um espelho. Levaremos para a sala de aula e mostraremos para as crianças  essa caixa. Diremos que é um presente que a fada trouxe para a turma e que dentro dela há uma surpresa. Então, uma criança de cada vez será chamada para olhar dentro da caixa, porém ela não pode contar para ninguém o que viu. No final da atividade será feito um questionamento sobre o que elas viram se gostaram....
 Desenho do Amigo: Todos os dias, ao chegar à escola, será sorteado o nome do amigo que será desenhado pela turma. A criança sorteada, ficará na frente da sala, para que todos possam observar as suas características.  
 Poesia: Confecção de  um cartaz com a Poesia de Ruth Rocha “Pessoas são Diferentes” 
“Pessoas são Diferentes” (Ruth Rocha)
São duas crianças lindas, Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada, A outra é cheia de dentes.
Uma anda descabelada, A outra é cheia de pentes!
 Uma delas usa óculos, E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados, A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos, A outra corta eles rentes.
 Não queira que sejam iguais, Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas, Mas são muito diferentes!

 História Peixinho de Chocolate : Confeccionaremos uma caixa de histórias utilizando E.V.A e palitos de sorvetes. A história serái contada às crianças e, em seguida, conversaremos com a turma sobre o que elas acharam da história e questionaremos se  na escola, todas as crianças são iguais? Para registrar a história faremos a dobradura de peixinhos formando o fundo do mar.
O PEIXINHO DE CHOCOLATE
  Mamãe Peixinha ficou grávida no dia das mães. Papai Peixão, muito feliz, comemorou contando para todos os peixes do mar a grande novidade! Mamãe Peixinha, toda vaidosa, começou a cuidar-se, pois é da família dos peixes mais belos dos mares, ou seja, os lindos peixes-borboletas que são listrados e bem coloridos. Papai Peixão procurou a Baleia-Azul, considerada a rainha dos mares, para anunciar o nascimento. Preocupado em dar a notícia rapidamente, ela pediu ajuda ao Peixe-Voador. Assim, a notícia espalhou-se por todos os mares. Durante a gravidez, Papai Peixão cercou Mamãe Peixinha de todos os cuidados. Ele não permitiu que sua querida esposa fosse passear em lugares distantes. Além disto, deixou-a resguardada pelo Peixe-Leão. Uma grande festa, que aconteceria depois do nascimento do peixinho, já tinha sido programada. Todos os peixes do mar iriam participar. Por exemplo, o Golfinho faria uma apresentação de saltos; a Baleia bailaria, jorrando água; o Peixinho- Lanterna iluminaria o mar, formando um enorme contraste de cores. Chegada a hora do nascimento, Papai Peixão, solicitou a presença do seu amigo Polvo, pois sua força seria sinônimo de energia e segurança. Mamãe Peixinha preparou-se para o nascimento do primeiro peixinho da família. Papai Peixão esperava, ansiosamente, ao lado do Cavalo-Marinho que sempre ficava tentando acalmá-lo. - Nasceu! - silvou a Baleia que soltou água para todos os lados, como havia combinado. - Oh! Que maravilhosa surpresa! O peixinho é marrom e tem também sabor! - disse o Golfinho ao dar-lhe um carinhoso beijinho. A notícia espalhou-se, rapidamente, por todos os mares. Em pouco tempo, vieram peixes de vários lugares, não só para ver, mas também para tocar e sentir um gostinho agradável de chocolate. Papai Peixão tentou consolá-la, mas a sua esposa só ficou aliviada quando chegou o sábio Salmão que lhe disse: - Dona Mamãe Peixinha, no mar todos os peixes têm direitos iguais, mesmo sendo de cores diferentes. É também dever de todos os peixinhos respeitar uns aos outros. Mamãe Peixinha, mais tranquila, fez a seguinte pergunta: - E agora, o que fazer? Todos os peixes do mar responderam: - Deixe-o viver solto e feliz, pois é um peixinho diferente, mas é extremamente lindo. Além disso, todos que se aproximarem dele e tocarem-no, sentirão, num primeiro momento, o gostinho de chocolate que emana de seu corpinho. Depois que travarem laços de amizade, perceberão que a sua alma, também é doce como o chocolate! Assim, o Peixinho de Chocolate passou a conviver harmoniosamente com todos os peixes do mar!
Sessão de Fotos: Com o intuito de ressaltar a beleza de cada criança, organizaremos uma sessão de fotos. As meninas arrumarão o cabelo e serão maquiadas. Os meninos receberão acessórios como bonés e óculos escuros. Para finalizar, as fotos serão gravadas em um DVD e colocadas na televisão para que as crianças possam ver o resultado final.
·         Montar barracas de TNT na sala para contação de histórias ( A fantasia toma conta e tudo é possível...);
·         Histórias: Uma Joaninha Diferente, Ninguém é igual a ninguém, O Menino Marrom, Diversidade, Na minha escola todo mundo é igual, Menina bonita do laço de fita, Bruna e a Galinha de Angola, A Colcha de Retalhos, O Pássaro sem Cor, Apelido não tem cola, o Cabelo de Lelê, Não tem dois Iguais, Minha irmã é diferente, o menino que via com as mãos...
·         Trabalhos com impressão digital ( se você colocar tinta no dedo e pressioná-lo, fará uma marca, ninguém mais no mundo inteiro pode ter a mesma impressão digital);
·         Trabalhos com argila e com massa de modelar;
·         Confecção de peteca com palha de milho ou jornal;
·         Brincadeiras de Roda (etnias indígenas);
·         Dança das cadeiras;
·         Brincadeiras com balões;
·         Pintura do rosto das crianças;
·         Dobraduras;
OBSERVAÇÃO: Durante  o ano serão planejadas atividades de acordo com algumas datas comemorativas e também de acordo com a faixa etária das crianças.
                CONSIDERAÇÕES FINAIS O principal objetivo desse trabalho é mostrar que não somos iguais e que devemos respeitar uns aos outros e quanto é importante trabalhar as diferenças ainda enquanto as crianças são pequenas, pois devemos estabelecer relações solidárias e de equidade entre os sujeitos diferentes.
 REFERÊNCIAS
BARBOSA, Maria C. S. Praticar uma educação para a diversidade no dia-a-dia da escola de educação infantil. In: FRANCISCO, Denise A.; MENEZES, Mireila S. Reflexões sobre as práticas pedagógicas. Novo Hamburgo: Feevale;
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 2;
GUSMÃO, Neusa M. M. Desafios da Diversidade na Escola. Revista Mediações, Londrina, v.5, n.2, p.9-28, jul/dez, 2000.
OBSERVAÇÃO:  Como nossa Escola está sendo vista como uma “Escola velha” , gostaríamos de mudar esta visão e de torná-la uma Escola popular, agradável, que os pais sentissem prazer em deixar seus filhos. Para tanto faremos atividades para darmos um “up” na Escola e a tornarmos mais conhecida e popular.
Sabemos que para que   aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários.  Tudo  deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.
O preparo do ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de todos, é uma das ações  que devem sempre estar presentes diariamente, pois muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.
Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma escola com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que teria disposição e motivação para passar às vezes até doze horas do seu dia num local assim? Quais os valores da educação, se não se pode estudar numa escola bem cuidada, limpa e bonita?
A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que os envolvidos no processo educativo se preocupam em manter um clima de respeito aos alunos. Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram naquela região. Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada com a outra, é a pura questão da motivação, por isso  estamos pensando em fazer um trabalho com a comunidade, principalmente os pais da Escola em relação a imagem da Escola.
Partindo de uma amostra de fotos da Escola fazer uma divulgação ampla na comunidade e trabalhar o Projeto da Escola voltado também à comunidade.


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