“Apresentação de um texto! raramente conto uma história para meus alunos seguindo as palavras escritas no livro, gosto de contar conforme as imagens criando muitas situações diferentes, mudando o tom da voz, fazendo muitas mímicas usando todas as partes do corpo, outro dia mesmo contei uma história onde cheguei rolar no chão, eles amam, e depois refazem as cenas e normalmente no dia seguinte, ou até na semana seguinte pedem para contar novamente, quando não lembro o que foi que eu fiz enquanto contava eles dizem, "profe agora você tinha que deitar",por exemplo, é maravilhoso, porque na educação infantil a alfabetização não é pela escrita, o importante é desenvolver a imaginação.”
Relendo essa postagem
de outubro de 2015 refleti sobre o quanto mudei as maneiras de contar uma
simples história, maneira que pode transformar uma história conhecida em um
momento mágico nunca vivido antes. Durante meu estágio a contação de histórias
moveu a maioria das atividades e uma dos momentos mais marcantes para mim e com
certeza que mais encantou as crianças foi o dia da contação de história da “Branca de
neve”, pois como colocado no planejamento eu fiz para eles as maça do amor
vestida de bruxa, juntamente com a professora titular eles vieram e de longe
observaram a “bruxa” na cozinha fazendo as maça, quando voltei para a sala
dizendo que havia ido ao dentista fizeram relatos impressionantes e cheios de
imaginação sobre o que haviam visto, usando frases como: “ profe se alguém
te oferecer maça não aceita que é coisa da bruxa”, “Diz que você está cheia e
não tem fome”, “deve ser com veneno como as da branca de neve”. No final do dia
o presente recebido pela turma novamente mexeu com a imaginação dos pequenos,
Rafael dizia muito alto empurrando os colegas “não cheguem perto está
envenenado, todos para trás”, após a leitura do recado da fada que as maças
eram o símbolo da amizade e por isso eram coces como pirulito, alguns ainda
ficaram em dúvida alegando que a carta também podia ser da bruxa, fui a
primeira a provar e mostrar que eram encantadas, doces com o açúcar e deixam o
dia mais lindo e mais feliz.
A
razão dos contos de fadas permanecerem até os dias atuais mesmo tendo sido
reelaborado, “(...) é porque nos tocam de determinada forma e que provavelmente
algo foi preservado de seu arranjo inicial. Caso contrário teriam perdido a
força, o encanto e cairiam no esquecimento.” (CORSO & CORSO, 2006, p 28).
Hoje
as crianças participam mais do mundo real, do que de seu mundo infantil, o qual
é de extrema necessidade para elas, ficando uma lacuna numa fase em que as
crianças precisam viver suas fantasias e emoções, as histórias e os contos
auxiliam em situações as quais enfrentam e que não conseguem compreender e nem
explicar, estimulam a imaginação, ajudam no desenvolvimento da personalidade e
da comunicação além, de fornecer condições para o seu desenvolvimento e
aprendizagem.
CORSO, D. L. ; CORSO, M. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed,
2006.
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