segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Diferentes maneiras de contar e encantar





Apresentação de um texto! raramente conto uma história para meus alunos seguindo as palavras escritas no livro, gosto de contar conforme as imagens criando muitas situações diferentes, mudando o tom da voz, fazendo muitas mímicas usando todas as partes do corpo, outro dia mesmo contei uma história onde cheguei rolar no chão, eles amam, e depois refazem as cenas e normalmente no dia seguinte, ou até na semana seguinte pedem para contar novamente, quando não lembro o que foi que eu fiz enquanto contava eles dizem, "profe agora você tinha que deitar",por exemplo, é maravilhoso, porque na educação infantil a alfabetização não é pela escrita, o importante é desenvolver a imaginação.”
Relendo essa postagem de outubro de 2015 refleti sobre o quanto mudei as maneiras de contar uma simples história, maneira que pode transformar uma história conhecida em um momento mágico nunca vivido antes. Durante meu estágio a contação de histórias moveu a maioria das atividades e uma dos momentos mais marcantes para mim e com certeza que mais encantou as crianças foi  o dia da contação de história da “Branca de neve”, pois como colocado no planejamento eu fiz para eles as maça do amor vestida de bruxa, juntamente com a professora titular eles vieram e de longe observaram a “bruxa” na cozinha fazendo as maça, quando voltei para a sala dizendo que havia ido ao dentista fizeram relatos impressionantes e cheios de imaginação sobre o que haviam visto, usando frases como:  “ profe se alguém te oferecer maça não aceita que é coisa da bruxa”, “Diz que você está cheia e não tem fome”, “deve ser com veneno como as da branca de neve”. No final do dia o presente recebido pela turma novamente mexeu com a imaginação dos pequenos, Rafael dizia muito alto empurrando os colegas “não cheguem perto está envenenado, todos para trás”, após a leitura do recado da fada que as maças eram o símbolo da amizade e por isso eram coces como pirulito, alguns ainda ficaram em dúvida alegando que a carta também podia ser da bruxa, fui a primeira a provar e mostrar que eram encantadas, doces com o açúcar e deixam o dia mais lindo e mais feliz.
      A razão dos contos de fadas permanecerem até os dias atuais mesmo tendo sido reelaborado, “(...) é porque nos tocam de determinada forma e que provavelmente algo foi preservado de seu arranjo inicial. Caso contrário teriam perdido a força, o encanto e cairiam no esquecimento.” (CORSO & CORSO, 2006, p 28).
     Hoje as crianças participam mais do mundo real, do que de seu mundo infantil, o qual é de extrema necessidade para elas, ficando uma lacuna numa fase em que as crianças precisam viver suas fantasias e emoções, as histórias e os contos auxiliam em situações as quais enfrentam e que não conseguem compreender e nem explicar, estimulam a imaginação, ajudam no desenvolvimento da personalidade e da comunicação além, de fornecer condições para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

CORSO, D. L. ; CORSO, M. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.


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