segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Confiança


       
  

Essa postagem de 2015 foi simples, mas confirma muitos acontecimentos vividos em sala de aula durante esses cinco anos que estou trabalhando com a educação infantil, relatei:
    “Como é bom construirmos um elo de confiança entre nós professores e os alunos, falo isso porque fiz um acordo entre eu e meus pequenos que podemos nos contar os segredos e que ninguém pode contar para outra pessoa, isso me levou a ter mais intimidade com a vida pessoal deles, prova disso foi a atitude de uma menina quando fui acompanha-la no banheiro e ela me disse: " profe posso te pedir uma coisa? mas minha mãe não pode saber." me agachei na frente dela e disse que seria nosso segredo, foi então que ela me perguntou: "Por que eu só tenho bunda e os meninos tem rabo?" respondi somente a pergunta sem muitas explicações, pois como vimos na aula de psicologia ela esta na fase fálica e a curiosidade é normal, mas devido a falta de intimidade ou medo dos pais sentiu-se mais segura perguntando para a profe, quando voltamos para a sala ela me olhava e eu precisava me disfarçar para não rir pois achei o máximo o jeito dela falar, simplesmente amo esses pequenos.”
     Em uma das minhas reflexões durante o estágio registrei na semana 12 a 14 de novembro  a gostosa reação das crianças perante a história “O abraço de Alfredo” e na atividade de auto massagem assim como na massagem nos colegas, quando trabalhamos emoções com as crianças percebo o quanto eles são verdadeiros e intensos em suas ações e reações e principalmente a importância do afeto e da atenção no desenvolvimento cognitivo e moral das crianças.
     A criança ao vir para a creche sofre um rompimento familiar e inicia uma nova experiência, por isso é necessário que se sinta segura e acolhida e esse papel cabe a nós professores e aos colegas que passam a ser seus companheiros em todas as atividades, desde as brincadeiras até a hora de se alimentar e de descansar, as relações interpessoais precisam ser positivas e com uma abordagem de integração.
     A afetividade esta muito além de gestos de carinho físico é também uma preparação para o desenvolvimento cognitivo e deve permanecer por todos os estágios do desenvolvimento da criança




Nenhum comentário:

Postar um comentário