Essa postagem de 2015 foi simples, mas confirma muitos acontecimentos vividos em sala de aula durante esses cinco anos que estou trabalhando com a educação infantil, relatei:
“Como é bom
construirmos um elo de confiança entre nós professores e os alunos, falo isso
porque fiz um acordo entre eu e meus pequenos que podemos nos contar os
segredos e que ninguém pode contar para outra pessoa, isso me levou a ter mais
intimidade com a vida pessoal deles, prova disso foi a atitude de uma menina
quando fui acompanha-la no banheiro e ela me disse: " profe posso te pedir
uma coisa? mas minha mãe não pode saber." me agachei na frente dela e
disse que seria nosso segredo, foi então que ela me perguntou: "Por que eu
só tenho bunda e os meninos tem rabo?" respondi somente a pergunta sem
muitas explicações, pois como vimos na aula de psicologia ela esta na fase
fálica e a curiosidade é normal, mas devido a falta de intimidade ou medo dos
pais sentiu-se mais segura perguntando para a profe, quando voltamos para a
sala ela me olhava e eu precisava me disfarçar para não rir pois achei o máximo
o jeito dela falar, simplesmente amo esses pequenos.”
Em uma das minhas reflexões durante o
estágio registrei na semana 12 a 14 de novembro a gostosa reação das crianças perante a história
“O abraço de Alfredo” e na atividade de auto massagem assim como na massagem
nos colegas, quando trabalhamos emoções com as crianças percebo o quanto
eles são verdadeiros e intensos em suas ações e reações e principalmente a
importância do afeto e da atenção no desenvolvimento cognitivo e moral das
crianças.
A criança ao vir
para a creche sofre um rompimento familiar e inicia uma nova experiência, por
isso é necessário que se sinta segura e acolhida e esse papel cabe a nós
professores e aos colegas que passam a ser seus companheiros em todas as
atividades, desde as brincadeiras até a hora de se alimentar e de descansar, as
relações interpessoais precisam ser positivas e com uma abordagem de integração.
A afetividade esta muito além de gestos de carinho físico é também
uma preparação para o desenvolvimento cognitivo e deve permanecer por todos os
estágios do desenvolvimento da criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário