Quando falamos em respeito as diferenças, falamos sobre alfabetização, é impossível em uma sala termos uma turma que seja composta por alunos no mesmo nível de aprendizagem, surgem então o tal do "abacaxi" que as professoras precisam descascar.
A ideia proposta a nós de trabalhar com grupos diferenciados e Grupos áulicos, veio em meu ponto de vista muito nos ajudar e principalmente ajudar os aprendizes,pois conforme montamos os grupos damos oportunidade dos que possuem alguma dificuldade aprenderem com os colegas, e aos que estão com níveis de aprendizagem diferenciado para que possam seguir aumentando seus conhecimentos com atividades paralelas.
Quando apliquei uma atividade simples com massa de modelar com minha turma de crianças entre dois e três anos e meio, separei eles em grupos pela faixa etária, foi ótimo a experiência, pois os maiores não demonstraram interesse em modelar bolinhas de cores e tamanhos diferentes, logo passaram a modelar figuras de seus interesses pessoais, isso não atrapalhou os outros grupos que também devido suas fazes tiveram atitudes diferentes, um só fez bolinhas e o outro só modelou cobrinhas. A aula foi mais tranquila pois pude dar atenção a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário