sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O tempo na educação infantil


Resultado de imagem para imagens da passagem do tempo

    “Ninguém pode negar o lugar de privilégio a esse objeto, que faz parte da sua vida cotidiana, marcando o ritmo da ação, medindo os rituais e ordenando os ciclos da existência. Ele é um símbolo cultural e, também, um mecanismo de controle social da duração do tempo (BARBOSA, @))&, p.139).”
   Para nós adultos pode parecer fácil, a noção de tempo presente, passado e futuro, mas para as crianças isso é um desafio, é uma passagem do tempo difícil de entenderem porque elas ainda não possuem muitas experiências em suas vidas para poder medir esse tempo.
    Quando ficamos adultos a impressão que temos é que o tempo passa mais rápido, essa impressão se dá devido a grande quantidade de experiências que já vivemos e que vai ficando para trás. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo,é importante que frisemos palavras relacionadas que são usadas quando falamos de compromissos e rotinas por exemplo.

     Na educação infantil o imaginário é o mundo das representações, por isso explorar a imaginação dos pequenos no estudo do tempo é facilitar a compreensão e o significado de diferentes paisagens, lugares e coisas. Tudo isso significa valorizar a cultura e o cotidiano permitindo compreender tantas diferenças que encontramos no mundo com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário