“Ninguém
pode negar o lugar de privilégio a esse objeto, que faz parte da sua vida
cotidiana, marcando o ritmo da ação, medindo os rituais e ordenando os ciclos
da existência. Ele é um símbolo cultural e, também, um mecanismo de controle
social da duração do tempo (BARBOSA, @))&, p.139).”
Para nós adultos pode
parecer fácil, a noção de tempo presente, passado e futuro, mas para as
crianças isso é um desafio, é uma passagem do tempo difícil de entenderem
porque elas ainda não possuem muitas experiências em suas vidas para poder
medir esse tempo.
Quando ficamos adultos
a impressão que temos é que o tempo passa mais rápido, essa impressão se dá
devido a grande quantidade de experiências que já vivemos e que vai ficando
para trás. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo,é importante que
frisemos palavras relacionadas que são usadas quando falamos de compromissos e
rotinas por exemplo.
Na educação infantil
o imaginário é o mundo das representações, por isso explorar a imaginação dos
pequenos no estudo do tempo é facilitar a compreensão e o significado de
diferentes paisagens, lugares e coisas. Tudo isso significa valorizar a cultura
e o cotidiano permitindo compreender tantas diferenças que encontramos no mundo
com o passar do tempo.
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