“De
certa maneira, temos de produzir rebeldes criativos capazes de intervir e de
mudar a sociedade” (Demo, 2000).
A ciência na educação infantil provoca um
encontro com um mundo desconhecido, precisamos como professores incentivar as
crianças a navegar nesse mundo e ver a ciência com outros olhos. Nesta idade a
ciência favorece o desenvolvimento intelectual, a linguagem e a matemática,
incentiva o espírito científico, pois não terá sua curiosidade respondida de imediato
e sim terá sua curiosidade estimulada e através dela irá descobrir e
aprender.
Entendo que na educação infantil não “
ensinamos ciências” , a criança não precisa saber a lei de Newton por exemplo,
o que devemos é despertar um pensamento independente, a sensação de ter a
capacidade dominar e controlar, de compreender o mundo a sua volta e de investigá-lo.
Trabalhando ciências na educação infantil
estaremos auxiliando no desenvolvimento da
capacidade de conhecer a si mesmo como
ser pensante.
Oi Serlei,
ResponderExcluirMuito interessante sua postagem!
As ciências da natureza podem auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos e no próprio desenvolvimento intelectual do aluno pois como você mencionou estaremos trabalhando a capacidade de conhecer, pensar novas hipóteses e estabelecer relações entre o novo e que já se conhece.
Vivenciamos as ciências diariamente, por que não aproveitar eventos simples que desafiam e estimulam nosso pensar?!Na educação infantil isso é extremamente importante, pois as crianças aprendem muito mais agindo!
Abraço, Tutora Tais