Através da literatura temos a possibilidade de proporcionar as crianças momentos de reflexão sobre vários assuntos, entre eles as mais variadas diferenças, como inclusão, racismo, diferenças sociais,de costumes e de religião. Além disso temos que ter cuidado para não limitar nossas crianças em sua imaginação, pois elas também serão diferentes, pois como nós adultos nossas crianças também possuem conhecimentos e vivências variadas, precisamos ser sensíveis e criativos aproveitando toda essa múltipla variedade de vivências das nossas crianças e a rica literatura ao nosso dispor para mostrarmos que aceitar essas diferenças é essencial para vivermos em sociedade.
Serlei!
ResponderExcluirSua postagem me fez lembrar de um artigo que escrevi há alguns anos atrás, falando especialmente sobre como a literatura aborda as diferenças. Quanto podemos explorar?
E na sua prática leva a literatura pra sua sala de aula?
Como vês isso?
Seguimos conversando!
Tutor@ Isolete
Todos os dias faço com meus pequenos a hora do conto, que normalmente é antes de irem para o almoço percebo, que esta é uma maneira deles se acalmarem depois de muito brincar,em todas as histórias é possível ir além da história propriamente lida, quando fala de família por exemplo, procuro deixar eles falarem um pouco da sua pontuando suas diferenças e que nem por isso deixam de ser famílias.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir