terça-feira, 28 de junho de 2016

O uso mecânico da música

      



     Diante de vários conhecimentos que adquiridos,  entendo que o grande desafio é fazer que a música na educação infantil venha a colaborar com o desenvolvimento da criança, almejando que essa não seja apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas, além de desenvolver a sensibilidade musical possa  ainda ajudar no desenvolvimento de outras potencialidades da criança.

    Após as aulas que tivemos e ouvindo a professora falar sobre a forma mecânica que usamos a música, passei a lembra  da minha alfabetização e a observar minha escola na hora do lanche ou almoço, por exemplo, as crianças e professores faziam, e ainda fizemos, uso de canções repetitivas apenas para dizer que estamos  cantando, tornando esse momento mecânico e eliminando qualquer possibilidade de usar a música em uma proposta de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. É importante perceber que o ensino de música não está somente ligado ao aprendizado de instrumentos ou de repetição de canções e cantigas decoradas e descontextualizadas, práticas muito freqüentes no ambiente educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário