Diante
de vários conhecimentos que adquiridos,
entendo que o grande desafio é fazer que a música na educação infantil
venha a colaborar com o desenvolvimento da criança, almejando que essa não seja
apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o
melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas, além de
desenvolver a sensibilidade musical possa ainda ajudar no desenvolvimento de outras
potencialidades da criança.
Após as aulas
que tivemos e ouvindo a professora falar sobre a forma mecânica que usamos a
música, passei a lembra da minha
alfabetização e a observar minha escola na hora do lanche ou almoço, por
exemplo, as crianças e professores faziam, e ainda fizemos, uso de canções repetitivas
apenas para dizer que estamos cantando,
tornando esse momento mecânico e eliminando qualquer possibilidade de usar a
música em uma proposta de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. É
importante perceber que o ensino de música não está somente ligado ao
aprendizado de instrumentos ou de repetição de canções e cantigas decoradas e
descontextualizadas, práticas muito freqüentes no ambiente educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário