terça-feira, 28 de junho de 2016

Brincar é educar

    
Maternal II, E.E.I.Um pedacinho de Céu

 Segundo Piaget (1976), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Ela não é apenas uma forma de desafogo ou algum entretenimento para gastar energia das crianças; constitui um meio que enriquece e contribui para o desenvolvimento intelectual. 


   Para nós educadores é importante compreender que brincar é muito mais do que simples diversão e uma forma de passar o tempo. Brincar é a maneira de experimentar situações, que de outra forma, seriam impossíveis para uma criança, Brincar é importante para as crianças como o estudo, a saúde e a boa alimentação, é a maneira certa para formarmos adultos seguros e felizes. Criança que não brinca pode estar preparada tecnicamente, mas quando adulto vai ter dificuldade em trabalhar em equipe e em lidar com adversidades.
  Por isso, o brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem, mas é preciso ter cuidado, pois hoje o brincar, principalmente nas escolas, passou a ter outra finalidade, que é a de ensinar outros conteúdos, como português, matemática, informática..., as crianças estão parando de brincar por brincar, e isso é sério, porque na hora em que se brinca sem compromisso, ela trabalha com conteúdos emocionais dela. Muitas vezes brincando, no faz de conta dela, está pondo muita coisa para fora e pensando a respeito. Cabe ao professor saber o valor da brincadeira para o aprendizado do aluno e oferecer um espaço que mescle brincadeira com as aulas cotidianas, um ambiente favorável à aprendizagem escolar e que proporcione alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar. O educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar, porque é brincando que ela aprende a participar das atividades, gratuitamente, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo.

Um comentário:

  1. Oi Serlei!
    Ótimas considerações!
    Há várias formas de brincar e jogos que podem ter diferentes objetivos. Conforme você pontuou, é importante lembrar que mesmo no brincar por brincar, as crianças estão desenvolvendo habilidades, observando suas limitações e aprendendo a socializar.
    Abraço, Tutora Tais

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