Segundo Piaget “é preciso ensinar os alunos a pensar, e é
impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si
próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento
supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão
e a repetição verbal (PIAGET, 1998).”
Formar alunos autônomos com senso crítico é uma importante missão
para nós professores, para que consigamos atingir esse objetivo é necessário
que começamos por nós desenvolver essa autonomia em sala de aula. Por isso é
preciso fazer uma autocrítica: Será que estamos contribuindo na construção de
sujeitos autônomos, curiosos, pensadores, questionadores ou estamos dando pouca
importância para a capacidade de refletir tanto nossa como de nossos alunos?
Precisamos atuar junto com o educando, sendo um mediador, adaptando nossas
aulas conforme a necessidade dos alunos, sem medo dos questionamentos trazidos
pelas curiosidades que envolvem o aprendizado.
A autonomia acontece quando o aluno é capaz de falar, expressar,
estabelecer relações e chegar a conclusões a partir de seus conhecimentos e das
relações feitas a partir das interações. O “certo e errado” ainda usado na
maioria das escolas, não por vontade exclusiva dos professores, mas porque muitas
vezes é o que o regime exige, isso faz com que a autonomia das crianças seja
perdida. Nosso papel é ajudar o aluno a desenvolver sua autonomia no pensar.
Também dizia Piaget: “A principal meta da educação é criar
homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que
outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores,
descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em
condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”Jean Piaget
Concordo contigo, quando você afirma que o "nosso papel é ajudar o aluno a desenvolver sua autonomia no pensar". Cabe a nós professores sermos os mediadores da construção do conhecimento por parte dos alunos e o primeiro passo para que isso seja possível é a construção do pensar.
ResponderExcluirEsse nosso papel nos traz insegurança,pois também fomos educados a receber as respostas prontas assim também sinto a necessidade de desenvolver em nós como intermediadores essa nova maneira de ensino.
ExcluirPois é Serlei! Estamos acostumados a dar respostas prontas sem dar ao aluno a oportunidade de investigar. Nesta semana, enquanto fazia as certezas provisórias do projeto pedagógico com meus alunos, eles me faziam perguntas para que eu confirmasse se a certeza estava certa ou não. Então eu tive que me conter e responder: isso é o que você sabe no momento, você irá investigar se esta certeza está de acordo ou não; você irá confirmar ou desmenti-la através da investigação.
ResponderExcluirVerdade Paula, o trabalho com os PAs também deixou bem claro o quanto estamos acostumados a somente receber ensino, bora tentar mudar isso.
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