terça-feira, 25 de abril de 2017

Autonomia


Resultado de imagem para imagens de alunos autonomos

Segundo Piaget “é preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal (PIAGET, 1998).”
Formar alunos autônomos com senso crítico é uma importante missão para nós professores, para que consigamos atingir esse objetivo é necessário que começamos por nós desenvolver essa autonomia em sala de aula. Por isso é preciso fazer uma autocrítica: Será que estamos contribuindo na construção de sujeitos autônomos, curiosos, pensadores, questionadores ou estamos dando pouca importância para a capacidade de refletir tanto nossa como de nossos alunos? Precisamos atuar junto com o educando, sendo um mediador, adaptando nossas aulas conforme a necessidade dos alunos, sem medo dos questionamentos trazidos pelas curiosidades que envolvem o aprendizado.
A autonomia acontece quando o aluno é capaz de falar, expressar, estabelecer relações e chegar a conclusões a partir de seus conhecimentos e das relações feitas a partir das interações. O “certo e errado” ainda usado na maioria das escolas, não por vontade exclusiva dos professores, mas porque muitas vezes é o que o regime exige, isso faz com que a autonomia das crianças seja perdida. Nosso papel é ajudar o aluno a desenvolver sua autonomia no pensar.

Também dizia Piaget: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”Jean Piaget

4 comentários:

  1. Concordo contigo, quando você afirma que o "nosso papel é ajudar o aluno a desenvolver sua autonomia no pensar". Cabe a nós professores sermos os mediadores da construção do conhecimento por parte dos alunos e o primeiro passo para que isso seja possível é a construção do pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse nosso papel nos traz insegurança,pois também fomos educados a receber as respostas prontas assim também sinto a necessidade de desenvolver em nós como intermediadores essa nova maneira de ensino.

      Excluir
  2. Pois é Serlei! Estamos acostumados a dar respostas prontas sem dar ao aluno a oportunidade de investigar. Nesta semana, enquanto fazia as certezas provisórias do projeto pedagógico com meus alunos, eles me faziam perguntas para que eu confirmasse se a certeza estava certa ou não. Então eu tive que me conter e responder: isso é o que você sabe no momento, você irá investigar se esta certeza está de acordo ou não; você irá confirmar ou desmenti-la através da investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paula, o trabalho com os PAs também deixou bem claro o quanto estamos acostumados a somente receber ensino, bora tentar mudar isso.

      Excluir