https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7128593446405556315#editor/target=post;postID=4517507313763186329
Para uma construção de conhecimentos mais significativa e
mais produtiva no âmbito
escolar, tanto o professor como o aluno deve ser
compreendido como sujeito que constrói conhecimentos, onde tanto para adquirir
como para construir o sujeito precisa assimilar o que aprende, dessa forma ao
aprender um conteúdo novo, ele reconstrói sua capacidade de aprender e conhecer.
Tanto nós professores como nossos alunos, precisamos construir
nossos próprios conhecimentos e fazer deles um objeto de conquista, não pode ser aprendido
tal como se encontra no meio social, é preciso assimilar e adaptar de forma que
seja satisfatório as necessidades de cada um no ambiente onde vive, pois não
conhecemos os limites de aprender, e cabe a nós professores a responsabilidade
pelo processo de aprendizado dos alunos, saber e respeitar as capacidades e as necessidades de cada um, e
assim nos tornamos pesquisadores também.Conforme Piaget é repetindo um
aprendizado que aumentamos o domínio sobre ele e nossa capacidade de aprender,
onde conhecer um objeto é ter o poder de agir sobre ele e transformá-lo.Para
tudo isso acontecer no meio escolar é preciso sair do comodismo das aulas
prontas e seguir ensinando conforme a necessidade e o interesse dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário