O tempo e o espaço são variáveis por isso são diferentes
em nossas reflexões, a fotografia é um recorte de tempo e espaço, porque diz
respeito ao que é visível e refere ao passado.
Durante as aulas e o os questionamentos do professor
passei a prestar mais atenção no que as fotografias representam em nossas vidas
e percebi que as fotografias não são suficientes e capazes de representar o
tempo, ela
aponta para um determinado momento, mas o faz, como sugere Barthes
(1984, p. 28-29 e 53-54), mortificando-o, como um ídolo que se oferece à
contemplação, estático, para fazer lembrar daquilo que não está presente,
apenas fixa um momento a ser lembrado.
Em minha atuação com crianças de três a quatro anos
observei o quanto a fotografia está relacionada com a imaginação, tanto de quem
fez como de quem aprecia, não só com o que está registrado na imagem, mas com
todo o contexto, e do poder de manipulação que há em uma imagem, por isso do
cuidado que devemos ter quando usamos imagens na educação, pois podemos forjar
opiniões. Em um mundo rodeado por imagens, o fundamental é saber interpretá-las, de modo que ao observar, o indivíduo seja capaz de desvendar seus vários sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário