Fonte da imagem:https://www.google.com.br/search?q=imagens+da+pedagogia+da+pergunta&rlz=1C1AOHY_pt-BRBR710BR711&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiw3b7fxYHSAhWKj5AKHb0NBIEQsAQIGw
Paulo Freire até hoje exerce um papel
fundamental sobre a educação, ele sempre defendeu a aprendizagem centrada no
aluno e no aprender, e não no professor e no ensinar. A partir daí criou a
“Pedagogia da Pergunta”, e não da resposta.
Para Paulo Freire a educação não pode
acontecer sem o princípio de que o aprendizado é mediado por perguntas através
das quais é possível investigar e encontrar soluções para um problema,
desenvolvendo assim um pensamento crítico, ativo e criativo nos alunos, pois
todo conhecimento começa pela curiosidade e a busca de significados e respostas,
essa busca melhora o pensar, imaginar e criar das crianças, como afirma: “O conhecer surge como resposta a uma pergunta. A origem
do conhecimento está nas perguntas, ou no ato mesmo de perguntar”.
(Paulo Freire)
Minha área de atuação é a educação infantil e
quando recebi a proposta de trabalhar com os alunos parando de dar as respostas
e dar mais espaço ás perguntas, fui surpreendida por meus pequenos, pois quando
questionados mostraram o quanto são capazes de imaginar e criar respostas para
suas próprias curiosidades, e que esse espaço dado a eles aumentou ainda mais
interesse e sua valorização de pensamento deixando nossas conversas muito mais
interessantes e construtivas. Como professor aprendi que devo gerar
questionamentos, promovendo dúvidas e educando crianças para que saibam
resolver problemas.
Fonte:https://moodle.ufrgs.br/mod/url/view.php?id=1108579
Nenhum comentário:
Postar um comentário