Na educação infantil onde o lúdico é nossa
principal ferramenta, me identifiquei com as palavras da Dra. Ana Ruth
Starepravo, “Muitas
crianças repetem bem os procedimentos que aprendem, mas não têm compreensão do
conceito”, diz. “O jogo é uma atividade propícia para introduzir o trabalho com
campos conceituais com os mais velhos, pois nele a criança geralmente está
livre das exigências habituais e pode se valer de todo tipo de procedimento.” O jogo e as brincadeiras facilitam o
aprendizado, pois não possuem regras prontas.
No brincar a criança tem o primeiro
contato com a linguagem da matemática, como a passagem do tempo, pesado e leve
e outros conceitos, pois essas atividades estão presentes no cotidiano e na
vida das crianças. Trabalhar com o entendimento das crianças sobre a resolução
de problemas na educação infantil é imprescindível para que essas crianças não
cheguem ao ensino fundamental com dificuldades na matemática. Não ensinamos
para crianças de quatro anos operações usando a tabuada, mas é possível dividir
quatro biscoitos entre dois colegas, assim essa tarefa fica fácil de ser
entendida e cumprida. A nós professores cabe mediar às crianças nesse processo,
valorizando a participação, questionando, desafiando e respeitando o tempo de
aprendizado de cada um. Mas é importante lembrar que estimular o raciocínio
lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática é estimular o
desenvolvimento mental, é fazer pensar.
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