segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O lúdico e a matemática


Resultado de imagem para imagens de crianças brincando com a matemática

    
     Na educação infantil onde o lúdico é nossa principal ferramenta, me identifiquei com as palavras da Dra. Ana Ruth Starepravo, Muitas crianças repetem bem os procedimentos que aprendem, mas não têm compreensão do conceito”, diz. “O jogo é uma atividade propícia para introduzir o trabalho com campos conceituais com os mais velhos, pois nele a criança geralmente está livre das exigências habituais e pode se valer de todo tipo de procedimento.” O jogo e as brincadeiras facilitam o aprendizado, pois não possuem regras prontas.

     No brincar a criança tem o primeiro contato com a linguagem da matemática, como a passagem do tempo, pesado e leve e outros conceitos, pois essas atividades estão presentes no cotidiano e na vida das crianças. Trabalhar com o entendimento das crianças sobre a resolução de problemas na educação infantil é imprescindível para que essas crianças não cheguem ao ensino fundamental com dificuldades na matemática. Não ensinamos para crianças de quatro anos operações usando a tabuada, mas é possível dividir quatro biscoitos entre dois colegas, assim essa tarefa fica fácil de ser entendida e cumprida. A nós professores cabe mediar às crianças nesse processo, valorizando a participação, questionando, desafiando e respeitando o tempo de aprendizado de cada um. Mas é importante lembrar que estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática é estimular o desenvolvimento mental, é fazer pensar.

 Referências:
docslide.com.br › Documents

Nenhum comentário:

Postar um comentário