segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Jogos digitais e a educação infantil

    
Resultado de imagem para imagens de crianças e tecnologia

   Hoje é evidente a relação que as crianças possuem com os computadores, videogames, celulares e outros meios, e como utilizam de forma natural, sem medo e com muita curiosidade. Dependendo do jogo além de brincar a criança desenvolve o raciocínio lógico, a autonomia, a motricidade, vocabulário e o desafio que os jogos proporcionam para o aprendizado. Perante todas essas tecnologias entra a importância de nós professores em conhecermos e termos contato com esse mundo tecnológico que aos poucos vai se tornando prioridade no mundo moderno, o nosso papel é estimular e gerenciar esse processo de aprendizagem.

     Em nossas escolas públicas a tecnologia ainda está muito defasada, na educação infantil ainda nem chegou, mas o que percebo com meus alunos é que a maioria já possui conhecimento e acesso aos jogos digitais, e nas aulas de “Representação do mundo pela matemática”, trabalhamos com adaptações dos jogos digitais para nossas crianças conforme suas idades, descobri através das atividades realizadas a importância de apresentar algo novo a eles, e a necessidade de se planejar um jogo e o quanto podemos conhecer as nossas crianças através de atitudes e comportamentos enquanto brincam, através dos jogos adaptados é possível trabalhar vários conceitos de matemática, português e outras matérias, sem traumas e com muita diversão e novas descobertas.

O lúdico e a matemática


Resultado de imagem para imagens de crianças brincando com a matemática

    
     Na educação infantil onde o lúdico é nossa principal ferramenta, me identifiquei com as palavras da Dra. Ana Ruth Starepravo, Muitas crianças repetem bem os procedimentos que aprendem, mas não têm compreensão do conceito”, diz. “O jogo é uma atividade propícia para introduzir o trabalho com campos conceituais com os mais velhos, pois nele a criança geralmente está livre das exigências habituais e pode se valer de todo tipo de procedimento.” O jogo e as brincadeiras facilitam o aprendizado, pois não possuem regras prontas.

     No brincar a criança tem o primeiro contato com a linguagem da matemática, como a passagem do tempo, pesado e leve e outros conceitos, pois essas atividades estão presentes no cotidiano e na vida das crianças. Trabalhar com o entendimento das crianças sobre a resolução de problemas na educação infantil é imprescindível para que essas crianças não cheguem ao ensino fundamental com dificuldades na matemática. Não ensinamos para crianças de quatro anos operações usando a tabuada, mas é possível dividir quatro biscoitos entre dois colegas, assim essa tarefa fica fácil de ser entendida e cumprida. A nós professores cabe mediar às crianças nesse processo, valorizando a participação, questionando, desafiando e respeitando o tempo de aprendizado de cada um. Mas é importante lembrar que estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática é estimular o desenvolvimento mental, é fazer pensar.

 Referências:
docslide.com.br › Documents

Espaço e forma


    
                               Resultado de imagem para imagens de crianças explorando espaço e forma

Na Educação Infantil, minha área de atuação, fica muito mais fácil trabalhar noções básicas de matemática e geometria, quando fizemos proveito das curiosidades naturais das crianças.
     Conforme estudos de Pires, Curi e Campos (2001) as principais habilidades geométricas que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil estão a lateralização e a lateralidade, pois segundo as autoras a criança  desenvolve a orientação espacial a partir de relações com seu próprio corpo tomando a si mesma como ponto de referência.Outro conteúdo que é muito interessante trabalhar com os pequenos é forma e espaço, onde as experiências com o mundo ao nosso redor deve ser o ponto de partida para esse aprendizado, é possível começar de forma simples como observar a forma dos objetos, lugares, bairro,o caminho de casa até a escolinha...apresentando desafios para a turma, como diz a consultora Priscila Monteiro: . "Um trabalho intencional com a matemática contribui para elaborar e sistematizar esses novos conhecimentos"
Para a compreensão de mundo é necessário entender o Espaço e a Forma, o cuidado que temos que ter como professores é a escolha da metodologia a ser utilizada, envolvendo as crianças nas atividades e fazendo do aprendizado algo interessante e marcante na vida das crianças.

Referências bibliográficas:
Pires, C. M. C.; Curi, E.; Campos, T. M. M. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do ensino fundamental.São Paulo, Proem, 2001.

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296391.shtml